ZTOP+ZUMO

Freeware do dia (Win, Linux, Mac): Lotus Symphony 1.3

Lotus_symphony

No último dia 10/09 a IBM lançou uma nova versão da sua suíte de aplicações de escritório Lotus Symphony, agora na versão 1.3 para as  Windows, Linux e Mac OS X.

Criado a partir do Open Office 1.1.4 o Lotus Symphony é formado por um editor de textos, planilha eletrônica e um programa de apresentações comerciais e que tem sido oferecido gratuitamente para o mercado como parte da sua estratégia de apoiar os padrões abertos de computação, em especial o ODF (Open Document File), um formato de documentos que foi homologado pela ISO como padrão internacional, e que começa a ser adotado por várias instituições  e orgãos de governo o que, de um certo modo, vai contra os interesses do pessoal de Redmond que domina o mercado com seu MS Office.

Entre as novidades da versão 1.3 estão:

  1. Suporte para widgets e Live Text.
  2. Suporte hyperlinks de conexão com a rede via protocolos URI.
  3. Novo clip art.
  4. Efeitos de animação melhorados no programa de apresentações.
  5. Melhoria nas funcionalidades do DataPilot na planilha eletrônica.
  6. Capacidade de criar e imprimir envelopes e um maior número de estilos no processador de texto.

Fora isso, o programa também conta com uma melhor interoperabilidade com o MS Office 2007.

Baixei a versão 1.3 para Windows em português do Brasil aqui em casa e rodou sem problemas n0 Windows 7 e minha impressão é que ele está bem mais redondo e ágil do que nas versões anteriores.

Lotus_symphony_doc_small

Mais informações e download do programa aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Buratti 12/09/2009, 09:13

    Prefiro o Symphony ao Open Office. O Esquema de abas é muito bacana e deveria ser padrão do SO fazer isso com as janelas de tão util. Porem o padrão de usar um a caixa de propriedades na lateral limita o uso do software para quem ainda não tem um monitor wide screen.

  • Opteron 12/09/2009, 16:19

    Opa valeu pela dica!!
    Será que ele é mais leve que o OpenOffice?

  • Marcos 12/09/2009, 23:40

    Não, muito mais pesado. Além do mais, usa a engine do OpenOffice 3.0 e ele já está no 3.1

  • Leandro Santiago 13/09/2009, 17:12

    Marcos, na verdade o Symphony é baseado na série 1.x do OpenOffice. Na verdade ele é mais um fork do que uma distribuição do OO.

    Achei ele “bonitinho” e com muitas idéias a serem transportadas para o OpenOffice, mas é muito pesado. Isso pq o OpenOffice 1.x era um horror de peso, somado ao fato de o symphony ser feito em cima do eclipse (nossa, openoffice+eclipse?!).

    Ele tem bem menos recursos q o OO, mas é mais direto nas tarefas mais básicas.

  • Walter Mercado 14/09/2009, 10:11

    como bônus, vale lembrar que o Office 2007 tem um filtro para abrir arquivos ODF que pode tanto ser instalado à parte (com um plugin da Sun compatível com 2000 à 2007) ou com a atualização para o SP2.

  • Abaixo Symphony 15/09/2009, 08:44

    Olha trabalho na IBM, e sou obrigado a usar esta merda de Symphony. Um conselho à todos que quieram testar, NÃO TESTEM!!! Baixem o OpenOffice que é muito melhor!! Como o Leandro Santiago disse o Symphony e o OpenOffice (bem desatual) em cima do eclipse que não é lá essas coisas. Então usem o Office 2010 ou 2003 se quiserem ou rouba o Bill (pq quero ver quem paga pa usa isso) ou OpenOffice que é a minha recomendação à todos. E repetindo, eu trabalho na IBM e conheço a porcaria que foi feita, então, NEM TESTEM ESTA MERDA DE SYMPHONY!!

    • Henrique Martin 15/09/2009, 09:00

      @abaixo symphony uau, quanta raiva nesse coraçãozinho, poxa vida 😉

  • Mário Nagano 15/09/2009, 11:16

    Puxa vida Abaixo Symphony (esse é seu verdadeiro nome?)

    Vc trabalha na IBM, sabe da porcaria que foi feita nesse produto e nem deu um toque pro Taurion ou para a equipe de desenvolvimento?

    Já pensou em sair desse emprego e vender água de côco na praia?

    [ ]s

    M.

  • Ricardo Ferreira 15/09/2009, 16:57

    Walter Mercado, dê uma olhadinha nesse link e veja que tipo de suporte ao ODF é esse que a M$ liberou no SP2!
    http://homembit.com/2009/05/microsoft-agora-tenta-fragmentar-o-odf.html