ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Freeware do dia (Win): DVD Flick 1.3.0.6

dvd_flick01_small

Já faz algum tempo que procurava um programa simples, prático e gratuito para criar um DVD de vídeo a partir de arquivos AVI e aposentar de vez meu bom e velho Nerovision Express que, apesar de funcionar bem, é meio limitado e já mostra sinais de idade.

Ontem eu experimentei e gostei muito do DVD Flick, um programa de código aberto, compatível com diversos formatos de áudio, vídeo, legendas e empacotamentos, incluindo alguns bem exóticos, diga-se de passagem.

Henrique comenta: testei agora também. Funciona!

Ele também oferece alguns recursos interessantes como geração automática de capítulos, submenus de áudio e legendas,  autoplay, reprodução em sequência e contínua, e opção de queimar a imagem diretamente numa mídia ou gerar um arquivo .ISO, o que permite montar e arquivar um DVD até num PC sem unidade de disco óptico. Mais interessante ainda é seu suporte para multiprocessamento, onde o usuário pode determinar quantos threads o programa pode utilizar, alocando assim mais ou menos recursos do sistema.

Sua interface com usuário — apesar de não ser das mais intuitivas — funciona bem depois que o usuário se acostuma com seu modo de operação: Informe os arquivos a serem gravados, determine as opções de configuração de cada capítulo e do DVD como um todo (que podem ser gravados e reutilizados como um projeto ou transformados como default do sistema) e mandar gerar a imagem, o que pode levar mais de hora dependendo da configuração do PC.

Como é comum nesse tipo de programa, ele oferece a opção de desligar o PC no final do processo, de modo que ele pode virar a noite trabalhando. Mas caso o você precise esperar até o fim do processo não se desespere: o programa possui a opção “Entertain me”  que ativa a aplicação abaixo:

dvd_flick05

O DVD Flick roda em qualquer versão do Windows a partir do 2000 num PC com pelo menos 256 MB de disco e 512 MB de RAM.  Baixe o arquivo aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Mr. Nagano,

    achei incrível essa noticia, por três aspectos:

    a) Demorou a surgir um aplicativo freeware para conversão (e o nero não é a melhor opção).
    b) As pessoas realizam cada vez menos conversão – seja por assistir direto no pc, ou naquele dvd de R$100,00 que tem usb e roda divx com srt!
    c) e qualquer videogame já tem essa opção, seja o ps2, xbox ou ps3, até mesmo o dreramcast!
    d) mas é uma dica interessante para quem gosta de assistir no sofa, e não quer trocar o seu dvd-okê! da gradiente, ou para levar para a reunião familiar na casa

    Sofri muito para conseguir converter 5 dvd´s de cantiga de roda para minha filha – não aguentava ter que trocar o disco depois de 30min – e o resultado ficou uma m****a – o disco tinha apenas cinco capítulos (referente a cada disco), o que não me permitia passar de uma música para outra.

    Depois dessa experiência frustrada, desisti de converter para DVD e mando tudo para divx e rodo no ps3.

    obs1: o ps3 não aceita legendas srt na interface original (xmb), apenas se vc instalar o linux!
    obs.2: eu já tinha visto tetris em todo lugar (até em prédio: http://www.youtube.com/watch?v=uWQ1pF9HT9g), mas em soft, é novidade.

  • PEDRO

    quem quiser ver divx na ps3 com legenda e so converter o filme com as legendas no programa “divx autor”

  • claudio

    Esse programa é parecido com ConvertXtoDVD (pago)?

    Qual seria o melhor em quesito qualidade de imagem?

    • @claudio não conheço esse ConvertXtoDVD, mas fiz algumas experiências com o DVD Flick e o resultado ficou bom – não tem toda a qualidade de um DVD, mas é melhor que ligar o notebook na TV por S-Video.

  • Gustavo

    Para assitir filmes com legendas no no PS3 basta baixar o AVIAddXSubs, que é gratuito. Ele insere as legendas numa operação bem rapida e roda redondo no Ps3

  • Pingback: Criando DVDs a partir de arquivos de video « Vida de Desenvolvedor()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Notas da Zumo-caverna: Multiprocessamento no Core i7()