ZTOP+ZUMO 10 anos!

Freeware do dia: Simple Webpage Capture 1.0.0

simple_webpage_capture

Quando eu preciso tirar um screenshot de uma página web, minha ferramenta favorita é o Snag-it. O problema é que além desse programa ser pago, a minha versão registrada não funciona no Server 2008. :^P

A boa notícia é que acabei de topar hoje com uma solução freeware — o Simple Webpage Capture 1.0.0 — especializada em capturar somente telas HTML, o que já atende bem às minhas necessidades e acredito que muito de nossos leitores, principalmente dos desenvolvedores de páginas web.

simple_webpage_capture_2

Desenvolvido pela  PcWinTech.com, esse utilitário funciona de um modo diferente do Snag-it: ele possui seu próprio browser, onde o usuário digita o endereço da página desejada, ajustar a largura da janela e manda capturar o seu conteúdo que é armazenado da pasta especificada pelo usuário nos formatos bmp, gif, jpeg, png ou tiff. O programa ainda oferece a opção de colocar uma marca d’água na imagem capturada.

Mais informações e download do arquivo aqui.

Veja mais exemplos abaixo (devidamente reduzido para diminuir o tamanho do arquivo):

simple_webpage_capture_sc2

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • tiagofb

    Experimente o Screengrab!, extenção para o Firefox.

  • Fernando

    Ae Nagano, eu uso desde que encontrei o FireShot (https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/5648), faz a mesma coisa e é um add-on do FF, talvez melhor que instalar um outro “browser” na máquina…
    A única coisa meio “ruim” é quando se trata de conteúdos em flash, o fireshot demora um pouquinho mais pra capturar e não tem como escolher o frame do flash … em compensação vem com um editor básico mas com funções bem legais
    t+

  • Para quem usa o Firefox, a sugestão do tiagofb é a melhor, de fato: Screengrab!.

    Ela salva e/ou copia a página inteira, somente a porção visível ou ainda uma parte selecionada pelo usuário, com qualidade boa (PNG ou JPEG) e sem maiores complicações. Uso desde o tempo em que ela precisava do Java para funcionar (hoje, só é usado para salvar imagens de sites em Flash), e atesto que só tem melhorado desde então.

    []’s!

  • Alex Werle Baule

    Extensão para o Firefox…

    Pdf It!

    Alem de criar PDF da pagina inteira, ainda cria imagem se vc quiser… não só da pagina como de um pedaço só se vc quiser….

  • Walter Mercado

    Para quem usa Mac, é possível usar o LittleSnapper ( http://superdownloads.uol.com.br/download/184/littlesnapper/ ), ele infelizmente é shareware.

  • desculpe a ignorância, mas qual a diferença do “print screen” secular?

    Não precisa instalar nada e está sempre lá, no sistema (até no DOS…)

    • @david é que tem site que é maior que a sua área de visualização na tela.

  • ah, tá!

    muito obrigado pela explanação.