ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Freeware do dia: SD Formatter (Windows)

sd-formatter

Encontrei esse curioso software SD Formatter no site da SD Association: é um programinha para formatar cartões de memória padrão SD/SDHC.

O SD Formatter funciona apenas em Windows (2000 ao Vista) e foi desenvolvido pela Panasonic. E para que diabos você vai formatar um cartão de memória usando um programa específico se qualquer sistema operacional pode realizar a mesma tarefa? A explicação oficial é:

“Sistemas de arquivos de cartões de memória SD ou SDHC formatados com sistemas operacionais genéricos não são compatíveis com os requisitos oficiais dos cartões SD e seu desempenho aprimorado pode não ser experimentado”.

Então, se quer “aumentar a potência” do seu cartão SD, baixe e instale o SD Formatter – o software tem versões em inglês e japonês.

Nagano comenta: Vendo os comentários dos leitores abaixo, acho que a utilidade desse programa não ficou muito clara. É óbvio que o cartão SD funcionará perfeitamente no dispositivo em que ele foi formatado mas  já vi casos onde um cartão formatado num PC era reconhecido por uma câmera não em outra e vice-versa. Em muitos casos, a solução era formatar a mídia em outro dispositivo. :^P

Acredito que a proposta desse programa é de formatar o cartão segundo a norma da SD association, de modo a garantir a máxima compatibilidade e/ou iteroperabilidade da mídia com o maior número de dispositivos, ou seja, ele tanto pode ser útil ou não para o usuário dependendo de seus equipamentos.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Valdemir

    Qual a definição de “sistemas operacionais genéricos”? Sistemas x86, certo?
    No caso de mini/micro sd/sdhc, a formatação que é feita pelo smartphone ou celular compatível pode não oferecer total performance do cartão?
    O exemplo na pergunta também é válido para formatar cartões na câmera digital.
    Pelo que sei esses dispositivos formatam o cartão para o formato nativo que foram feitos para serem usados. É “um pulso” elétrico para apagar a memória.

  • Peter

    Posso estar errado, mas isso de o cartão funcionar a todo vapor somente qnd formatado com o programinha específico parece balela. É como as montadoras de carros. Cada uma recomenda uma marca de óleo p o motor, mas na prática vc usa qq um e funciona perfeitamente. hehehe

  • Lucas Jardim

    Também não vejo qualquer vantagem nesse programa, a não ser que ele monte uma estrutura padrão de pastas para os dispositivos, mas isso eu acho que o próprio dispositivo faz!

  • Ian Sato

    Primeira participação/pitaco minha no blog…espero não dar furo.

    Já conhecia o programa, mas não lembrava de utilizar. Tentei várias vezes os links da SDCard.org e não consegui acesso.

    Então, para quem também teve dificuldade e quer conhecer/baixar, segue o link para a página oficial do produto, ratificando as sempre fantásticas informações “zumísticas”:

    http://panasonic.jp/support/global/cs/sd/download/sd_formatter.html

  • Oi Sato,

    Antes de mais nada, seja bem vindo à máquina de fazer doido.

    Dei uma olhada no link e realmente ele está meio estranho. Assim já atualizei o linlk com seu endereço.

    Brigadão pela dica.

    M.