Freeware do dia: QR-Code Generator (celulares)

F

qr_generator_intro_small

O QR Code é um sistema de código de barras criado em meados da década de 1990 pela empresa japonesa Denso-Wave com objetivo de gerar um novo meio de interação rápida (QR = Quick Response) entre uma mídia impressa e os telefones celulares com câmeras. Por meio de um programa específico, é possível ler esses pictogramas com a câmera do celular e convertê-los numa mensagem de texto, link para um site ou até mesmo um SMS.

O legal é que a suíça KAYWA oferece na internet uma ferramenta online que  gera esses códigos gratuitamente, o QR-Code Generator.

A ferramenta em si é bastante simples: basta o usuário informar que tipo de QR-Code ele deseja criar (URL, texto, número de telefone e SMS), preencher o campo de conteúdo, esc0lher um dos quatro tramanhos disponíveis e mandar gerar o dito cujo. Por exemplo, o endereço para página principal deste Zumo ficou assim:

zumo_blog_qr_url

O interessante é que esse código de barras pode ter copiado e usado em diversas aplicações, como no cartaz de show ou rótulo de produto (que pode direcionar o cliente para um hotsite com mais informações), um convite de festa ou mesmo em um cartão de visitas onde o contato da pessoa (e-mail ou telefone) pode estar codificado n0 formato QR. Promoções do tipo “envie um SMS com a mensangem X para o telefone Y” também podem tirar proveito dessa tecnologia.

A própria Kaywa, em parceria com a inglesa Lendorff, criou um cachecol geek com seu código de barras, o Invader Scarf:

qr_invader_scarf

Nos testes que fiz aqui na Zumo-caverna, eu notei que o tamanho do código de barras varia de tamanho de acordo com a quantidade de informação contida. Por exemplo, para marcar o ponto exato de um endereço (Av. Paulista, 900, SP) no Google Maps, o link ficou assim:

http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=900
+paulista,+Sao+Paulo&sll=-23.565533,-46.651334&
sspn=0.006628,0.009656&ie=UTF8&z=17&iwloc=A

…e no formato QR:

paulista900_qr_url

Ou seja, o ideal é manter as frases curtas para que possam ser facilmente lidas pelas câmeras de baixa resolução dos celulares.

Obviamente, para que esse esquema funcione é necessário que o celular tenha a capacidade de ler códigos de barras QR. No caso da Nokia, o modelo N95 já vem com um leitor pré-instalado de modo que acredito que outros modelos mais novos da marca talvez venham com esse recurso.

Para ilustrar esse post, eu produzi um pequeno vídeo (por sinal bem capenga) demonstrando esse recurso em ação:

Quem souber de algum modelo compatível e quiser compartilhar esse conhecimento na área de comentários, já está convidado.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos