Freeware do dia: Lego Digital Designer 4.1.7

F

A Lego liberou para download uma nova versão do Lego Digital Designer 4, um programa de CAD para modelar, montar e até simular seus projetos de LEGO direto no PC e sem o perigo de faltar nenhuma peça.

Criado pela Lego em 2004, o LDD 4 é uma ferramenta gráfica que permite ao usuário criar montagens a partir de bloquinhos virtuais como num programa de CAD. E, como tal, a imagem do projeto pode ser rotacionado na tela, reescalado para vermos detalhes ou ele como um todo, além de permitir tirar cópias da tela e gravá-las na forma de screenshots.

Além dos bloquinhos clássicos, ele também funciona com outras famílias de produtos como o Lego Universe e o Lego Mindstorms:


Uma das grandes sacadas desse programa é que o procedimento de montagem pode ser gravado e reproduzido na forma de um vídeo passo-a-passo e até enviado para a web, facilitando assim a documentação e o compartilhamento dos seus projeto com outros montadores. E para não dizer que a LEGO não está levando nada com essa brincadeira, esse programa pode se conectar ao site Lego Design by Me, serviço que permite que você faça um orçamento das peças necessárias para montar o seu projeto de verdade e adquiri-las diretamente da LEGO nas quantidades exatas e dentro de uma caixa customizada com a imagem do seu projeto na tampa — um luxo!

O programa está disponível para Windows 7, Vista e XP e Mac OS 10.5.8 ou superior e pode ser baixado gratuitamente aqui. Um manual em inglês pode ser visualizado aqui.

 

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="39623 http://ztop.com.br/?p=39623">comentários</span>

  • o labview que acompanha o mindstorm não permite – além da programação – fazer a contagem de blocos para montagem???

    • Não sei já que meu Mindstorm é a versão mais antiga, aquela com tijolo RCX amarelo que eu programava direto em NQC (Not Quite C).

      http://bricxcc.sourceforge.net/nqc/

      Eu me lembro até hoje do programa instalador do software da Lego que usava uma bizarra voz masculina com sotaque super carregado que lembrava o Arnold Schwarzenegger.

  • Nagano, você realmente é um fã da Lego. Brinquei muito com isso até a minha adolescência, e vieram os sobrinhos e detonaram tudo (assim como eu fiz com o Autorama do meu irmão, andando sobre ele como Godzilla andava sobre Toquio).

    Eu gostava tanto do lego que eu até desenhava as minhas artes para brincadeiras futuras, e só fiquei sabendo que a Lego tinha esse software quando você mesmo divulgou aqui, muito antes do Zumo sonhar em ser ZTOP.

    • Lego? Eu sou da época do Polly, Pino Mágico e do Monte-Brás da Estrela.

      Eu voltei a me interessar por Lego quando descobri o Lego Technic que me fazia lembrar do Hering Rasti (este sim, um sonho de consumo).

      Uma coisa que sempre me impressionou na Lego é que — até onde sei — ela não mandou sua produção de blocos pra China. Se olhar nas caixas dá pra ver que as peças são feitas na Europa ou EUA:

      http://www.chinafreechristmas.info/2007/08/legos-

      Acho q isso explica em parte porque ele é um brinquedo caro.

      • vc quer equipar os chineses com lego! se eles começarem a usar lego será o primeiro passo para a dominação mundial!
        vamos ter notebooks e tablets feitos de lego ( sem android mkt é claro!)

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos