ZTOP+ZUMO

Freeware do dia: MPC – Home Cinema 1.6.2.4902

Passeando pelos meus sites de downloads favoritos, notei que os desenvolvedores do Media Player Classic – Home Cinema (ou simplesmente MPC-HC) liberaram uma nova versão do seu excelente player de mídia baseado no Media Player Classic original — porém adicionado de várias modificações e melhoramentos.

De fato, o MPC-HC é um bom exemplo de como a comunidade de desenvolvedores e até o público em geral pode se beneficiar da filosofia/movimento dos programas de Código Aberto.

 

Entre essas melhorias, a que mais me chamou a atenção é que a nova versão 1.6.2.4902 dá melhor suporte para vídeos em Hi10p, um novo formato cada vez mais usado em vídeos na web (em especial animes) que utilizam 10 bits de informação (em vez de 8 ) para representar cores.

O lado bom dessa história é que, além de aumentar a profundidade de cores nas cenas é possível obter maiores níveis de compressão de dados (que podem variar de 20~40%, dependendo da fonte) resultando assim em arquivos menores e com melhor qualidade de imagem. Porém, também existem revezes já que além de demandar mais processamento, boa parte dos atuais players de mídia ainda não está preparado para trabalhar com Hi10p, o que faz com que a imagem reproduzida não seja das melhores, podendo até gerar efeitos bem bizarros de pixelização e distorção de cores:

Já no novo MPC—HC, esse problema não ocorre (yaaay!)

Outra vantagem desse programa — se comparado por exemplo, com o novo VLC — é que ele oferece melhor suporte para DXVA (DirectX Video Acceleration) o que reduz significativamente a carga de processamento da CPU. De fato o MPC-HC incorpora seu próprio decodificador de vídeo nativo para x.264, H.264 e VC-1.

Para mais informações visitem o site do projeto, ou vá direto para a página de downloads. O sistema só roda em Windows 7, Vista e XP e vale a pena observar que existe uma versão específica para sistemas de 32 bits e outra para 64 bits.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.