Fotos: o carro do Google Street View

F

Uma prévia não editada da Av. Paulista no Street View

E os trinta carros do Google Street View já percorrem as ruas das regiões metropolitanas de São Paulo e Rio de Janeiro. Sem previsão de lançamento do serviço integrado ao Google Maps, quando sair virá também com mapas de Belo Horizonte, que já foi fotografada.

Ah, sim, nada de Nexus One pro Brasil, tá? O lançamento desta terça-feira é só pros Estados Unidos mesmo.

O Google deveria ter aproveitado os feriados de Natal e Ano Novo, com a cidade sem trânsito… De qualquer modo, as câmeras têm resolução entre 10 e 12 megapixels (nem o gerente de produto sabia o valor exato), e o mastro leva as nove câmeras (oito laterais e uma para a visão do céu), GPS e sensores infravermelho de distância (que ajudam a calcular o clique de aproximação em um mapa).

Não há imagens oficiais “costuradas” das nove câmeras ainda – a que abre este post está sem tratamento oficial ou a já clássica proteção aos rostos dos pedestres e placas dos veículos. Curiosamente, o Brasil é o único país com um parceiro para os carros (é um Fiat Stilo vermelho) – deu a entender que nunca pensaram nessa possibilidade lá fora.

O grande segredo do carro está no porta-malas, que guarda uma bateria adicional para o hardware e o computador (e discos rígidos) que armazenam as fotos – esse não deu nem para ver ou fotografar (será que tem um Googler ali apertando botões?), assim como o lado do motorista do Stilo. Por sinal, dois motoristas se revezam durante o dia no comando do Stilo. E, não, diz o Google, não teremos o triciclo do Street View por enquanto no Brasil.

Agora é aguardar o serviço entrar no ar e começarmos a encontrar pessoas peladas no Google Maps Brasil. Mais fotos do carro e da câmera do Street View.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos