Ford B-MAX: tem carro no meio dos smartphones

F

A Ford lançou um carro em um evento de celulares, tablets, foblets, infra-estrutura, redes e telecomunicações. Sim, um carro lançado durante o Mobile World Congress 2012. É o Ford B-MAX, primeiro veículo a ser vendido na Europa com a tecnologia Sync, para sincronizar ligações e músicas do smartphone – entre outras coisas. Fui lá ver de perto.

O Sync se conecta via Bluetooth ao celular, e permite usar comandos de voz em inglês, francês, espanhol, português (de Portugal), alemão, italiano, turco, holandês e russo. Dá para atender ligações enquanto dirige no viva-voz do carro (já vimos uma versão no Ford Fiesta Hatc  à venda no Brasil). Até então, existem mais de 4 milhões de veículos com o Sync nos Estados Unidos, mas é a primeira vez que o recurso é lançado na Europa – a meta da Ford é atingir 13 milhões de usuários do sistema até 2015 em seus carros.

Além disso, o B-MAX é ligado a um sistema de emergência: em caso de acidente, o veículo acessa o celular em uso e entra em contato com um serviço de emergência com a localização do incidente – um belo serviço integrado (e gratuito).

A Ford diz que o B-MAX é um “pequeno carro familiar”. Tem muito espaço interno, como dá pra ver nas fotos.

O volante tem controles de ligação e de música.

O console central do carro, com a tela LCD que mostra as informações do Sync.

Ao lado do câmbio e do acendedor de cigarros, uma porta USB e um conector padrão 3,5 mm: dá para ligar um iPhone ali também.

O que mais me chamou atenção no B-MAX é o sistema das portas, projetadas para permitir acesso amplo ao interior do carro:

As portas traseiras são deslizantes, como em uma van:

E a dianteira abre de modo convencional, mas com um ângulo maior. Não existe a coluna lateral do carro – e a Ford diz que é bem seguro em caso de pancada no lado. Dados técnicos sobre o Ford B-MAX aqui.

Bônus track: em janeiro, vimos o f, conceito de carro conectado, durante a CES. Agora, dá para entrar nele (e ver que é tudo… um conceito mesmo!) Pelo menos rende boas fotos:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos