ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Fluendo: multimí­dia no Linux

Muita gente que compra “PC popular” com Linux acaba partindo para uma versão alternativa do Windows pelo simples fato das distribuições, por conta de questões envolvendo software proprietário, não incluirem compatibilidade com recursos multimí­dia. Ví­deo e áudio fácil, para que facilitar a vida do usuário, não?

Isso é só mais um passo para o usuário leigo (não estou falando de pessoas que entendem open source e sabem compilar um programa) desistir do sistema. Então, eis que o povo da Linspire – outra distribuição Linux -, que tem um site para distribuir (e vender software para Linux), começou a oferecer o Fluendo Megabundle.

E o que o Fluendo faz? Leva um pacote de codecs de áudio e ví­deo para distribuições como Freespire 2.0, Linspire 2.0 e Ubuntu 7.04 e 7.10 (outras em breve). Codecs para GStreamer 0.10.3 (ou superior) oferecidos pelo Fluendo:

– Windows Media Audio Decoder
– Windows Media Video Decoder
– Windows Media ASF Demuxer
– Windows Media MMS Networking MPEG2
– Video Decoder MPEG4
– Video Decoder MPEG2 Program Stream and Transport Stream demuxer
– MPEG4 ISO Demuxer
– MP3 Audio Decoder
– AC3 Audio Decoder

Claro que o Fluendo tem seu preço: a partir de US$ 34,95, direto no CNR.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Henrique, você está misturando as bolas. (Sim, estou sendo chato. Hehe.)

    As distruibuições “baixáveis” realmente não podem vir com codecs proprietários, e viva os licenciamentos restritivos.

    Já os integradores, que botam lá um Linux no computador e vão vender, esses podem redistribuir, sim; basta licenciarem. Agora, se não licenciam, é economia burra.

  • Bruno

    Além de que no ubuntu já esses codecs, basta instalá-los via synaptic, ou pelo pacote ubuntu-restrict-extras