ZTOP+ZUMO 10 anos!

Flickr, policial em guarda no Brasil (resposta oficial)

Na sexta à noite, recebi uma resposta oficial do Flickr por conta do post publicado na semana passada,

Olá Henrique, tudo bem?

Existem muitos tipos de pessoas no Flickr e para garantir o conforto de todos nossa comunidade possui certas regras, com as quais os usuários devem concordar no momento da adesão.

Se o proprietário de uma conta desrespeita alguma das regras ele pode receber um alerta via e-mail ou ter sua conta deletada nos casos de infrigência mais grave, como uso comercial ou publicação de conteúdo não original. Isso sempre existiu. Não se trata de algo novo.

As contas do Flickr não se destinam ao uso comercial. Elas foram pensadas para uso pessoal e exclusivamente para a publicação de conteúdo original. O Flickr possui outras soluções para fins comerciais, como banners e grupos patrocinados. Estes sim devem ser negociados com o time do Flickr.

Como uma comunidade, contamos com a ajuda dos flickeristas na manutenção da saúde do site. Todas as páginas do Flickr possuem um link “Denuncie Aqui” em sua parte inferior. Quando um usuário percebe algo que vai contra às regras ele clica neste botão e envia o link da página à central do Flickr, que analisa o caso e toma as devidas providências.

Não sabemos quais casos sua matéria faz referência. Contudo, não compartilhamos informações sobre contas deletadas com terceiros. Somente o proprietário da conta deletada pode contatar o Flickr pedindo maiores detalhes sobre o ocorrido.

Agradecemos seu interesse pelo Flickr e o funcionamento de nossas regras. Você obtém maiores informações a respeito no link abaixo:

http://www.flickr.com/guidelines.gne

Abraços,

Equipe Flickr Brasil 

OK, OK, é a comunidade que gerencia a bagunça e, sim, existem regras. Isso eu entendo – e imagino que até uma marca possa começar a denunciar seus concorrentes. A entrelinha do post anterior era que lá fora – segundo o artigo do San Francisco Gate –  o crescimento do comércio indiscriminado no Brasil fez o gerenciamento mundial de comunidades do Flickr entrar em alerta. Pelo menos a resposta foi simpática :).

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin