ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Firefox OS: o queridinho do MWC 2013

O mascote do Mobile World Congress 2013 se chama Firefox OS. Diversos fabricantes – Alcatel One, ZTE, Huawei, LG – e operadoras (Telefônica e mais 16 ao redor do mundo) louvam os benefícios de um novo sistema aberto que quer popularizar a internet móvel em dispositivos baratos.

Entretanto, andando pela feira, só dá para ver/mexer/usar os aparelhos da ZTE (Open) e da Alcatel One (Touch Fire). Os modelos da LG e Huawei estão em uma vitrine no estande da Telefônica.

E são apenas novos formatos para o que já vi com o modelo da Geeksphone distribuído a desenvolvedores brasileiros na Campus Party: dispositivos básicos, leves, simples e voltados à inclusão digital, e pelo menos a ZTE e a Alcatel One têm versões em laranja-Firefox e outras cores. Curioso mesmo foi ver a Sony anunciar que também fará seu aparelho com Firefox OS, mas com lançamento previsto só para 2014.

Ninguém fala em preços ainda, e o lançamento deve ficar mesmo para o segundo semestre, segundo os fabricantes. Tanto ZTE Open quanto Alcatel One Fire têm telas de 3,5″, processador Qualcomm, câmera de 3,2 megapixel, 256 MB de RAM/512 MB de ROM (expansível com cartões de memória). A Telefônica diz que vai lançar os aparelhos da ZTE, Alcatel One e LG “em meados de 2013” no Brasil, Venezuela e Espanha.

Galeria de fotos:

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin