ZTOP+ZUMO

Hands-on: Firefox OS (protótipo)

Olá, Firefox OS. Um aparelho com o sistema operacional open source desenvolvido pela Mozilla deu as caras no Qualcomm IQ 2012, evento da fabricante de chips que acontece hoje e amanhã em São Paulo. É ainda um protótipo de aparelho – tem botões demais na abaixo da tela – usado por desenvolvedores por enquanto.

Muita coisa deve mudar até seu lançamento oficial, previsto para algum momento no começo de 2013 – e tendo o Brasil como primeiro mercado.

Então, às apresentações: a foto que abre este post é da tela de bloqueio e a abaixo, do menu de aplicativos. O Firefox OS é baseado em HTML5, Javascript e CSS e esse aparelho de demonstração usa um processador Qualcomm não-identificado. À primeira vista, é uma interface bem conhecida de quem já usa Android ou iOS, com pequenas modificações. Os botões inferiores não funcionam: somente a tecla Home (e a versão final, pelo que deu a entender, só terá um botão).

O núcleo do Firefox OS, claro, é o navegador Firefox (o Wi-Fi estava meio lento na hora das fotos, mas depois no vídeo abaixo dá para ver que carregou o site inteiro).

E, bem, a multitarefa já funciona (algumas tentativas depois de pressionar o botão Home por alguns segundos).

Mesmo sem botão de voltar, os comandos na tela são rápidos e intuitivos.

E deu para descobrir que o Firefox OS já fala português.

A maioria dos aplicativos – incluindo Cut The Rope e a câmera – não estava funcionando. Pelo menos a calculadora, o telefone e o browser estavam.

O hardware não tem nada de diferente também…

… tirando o adesivo de identificação que o dono do aparelho colou – para não confundir com outros, claro.

No vídeo abaixo, dá para ver o Firefox OS funcionando (o áudio está em inglês):

Fabricantes como Alcatel e ZTE já prometeram lançar aparelhos com Firefox OS.

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin