ZTOP+ZUMO

Filmadoras Xacti passam a ser da Panasonic

Desde que a Panasonic anunciou a compra da Sanyo, muitos temiam pelo destino de alguns produtos bacanas como as pilhas Eneloop ou as câmeras Xacti. Agora sabemos que essa última continuará no mercado, agora sob nova marca.

Para quem não conhece, as câmeras Xacti foram as pioneiras no conceito de câmera digital “híbrida” capazes de gravar vídeos e tirar fotos de qualidade até ao mesmo tempo. Isso pode parecer meio comum nos dias de hoje, mas vale a pena ressaltar que as Xacti ainda são as únicas que conseguem fazer duas coisas ao mesmo tempo como tirar uma foto sem ter que interromper a filmagem.

Fora isso, numa época em que as camcorders de fita magnética ainda dominavam a Terra, a Xacti também foi a primeira a armazenar vídeos e imagens diretamente num cartão de memória flash (o que reduziu dramaticamente o seu tamanho) e a primeira a adotar o formato de pistola com tela basculante lateral, um desenho copiado até a exaustão nos dias de hoje. Isso pode ser visto na primeira Xacti modelo Digital Movie C1 lançada em 2003 (embaixo) cujo visual não mudou muito desde então:

Recentemente, o novo site da Xacti foi ao ar apresentando inicialmente três modelos: o HX-WA10 modelo  de 16 MP à prova d’água e os modelos HX-DC1 e HX-DC10, sendo o primeiro um modelo mainstream de 14 MP e o segundo um modelo mais top de 16 MP, ambos com capacidade de filmar em Full-HD 1080p.

Com isso o pessoal de Osaka põe em prática algo que eles já tinham anunciado — a de analisar as linhas de produtos da Sanyo e manter o que fosse interessante sob sua bandeira. Vale a pena notar que na janela de Global Links do novo site da Xacti já existe um apontando para o Brasil, o que pode ser uma esperança de quem sabe um dia ela retorne ao mercado brasileiro.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Alexandre 25/04/2011, 12:56

    Olá
    Gostaria de saber onde posso encontrar esta filmadora HX-Wa10.
    Atenciosamente,
    Alexandre

    • mnagano 25/04/2011, 13:48

      Até onde sabemos a Panasonic ainda não falou nada sobre trazer as novas Xacti para o Brasil. Mas se chegar ela será encontrada nos mesmos canais de venda onde você encontra os produtos da marca Lumix.