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Gadget retrô do dia: Filmadora digital Chinon Bellami HD-1

Estilizada como uma câmera Super-8, a Bellami HD-1 captura vídeos em Full-HD e aceita lentes de filmadoras de 8 e 16 mm, câmeras de vigilância e até de filme 35mm.

Mais conhecida no passado pela sua linha de câmeras 35mm, filmadoras e projetores de filme de 8 mm a japonesa Chinon andou meio que sumida depois que foi incorporada pela Kodak em meados dos anos 2000, passando assim a se chamar Kodak Japan Inc. e desenvolver câmeras digitais para o pessoal de Rochester como as DC-20, DC-30 e DC-125.

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Mas com a saída da Kodak do segmento de fotografia, a marca Chinon foi recomprada em 2005 pelos fundadores da empresa e a empresa voltou para o mercado lançando gadgets, bugigangas e até câmeras de brinquedo, mas foi só no ano passado que ela lançou um novo produto à altura do seu passado e realmente de saltar aos olhos: a filmadora digital Bellami HD-1:

Dona de um visual retrô que lembra as câmeras Super-8 dos anos 1970, a Bellami HD-1 lembra vagamente as Xacti da Sanyo/Panasonic, ou seja, uma câmera híbrida equipada com um sensor CMOS de 1/3″ e 2.12 MP capaz de capturar vídeos nos formatos Full HD (1.920 x 1.080 pixels), HD1 (1.280 x 720 pixels), HD2 (1.440 x 1.080 pixels) e QHD (960 x 540 pixels) a 10, 15, 16, 18, 24 e 30 fps no formato MOV ou imagens de 720 x 720 pixels até 1.920 x 1.080 pixels nos enquadramentos de 1:1, 4:3, 3:2 e 16:9 no formato jpeg.

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Seu sistema de exposição pode trabalhar nos modos manual ou automático (com prioridade de abertura) e possui diversos ajustes de imagem e exposição, incluindo efeitos especiais e captura de vídeos em preto e branco ou sépia. Além disso, a HD-1 também faz vídeos de “time-lapse” com até uma hora de duração.

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A HD-1 ainda conta com zoom digital de até 12x, sistema estabilizador de imagem, sapata para flash externo, memória interna de 187 MB, além de microfone e alto-falante embutido.

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Mesmo assim, ela também possui entrada de microfone e saída de som auxiliar e fone de ouvido, slot para cartão SD/SDHC/SDXC, saída de vídeo padrão HDMI e porta USB 2.0 mini. Sua fonte de energia são duas pilhas AA (alcalinas ou recarregáveis) ou fonte de alimentação externa de 5 volts.

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O corpo da Bellami HD-1 (sem o punho de pistola e a lente) mede 3,3 x 9,5 x 9,6 cm (LxAxP) e 260 gramas de peso (com sua lente instalada).Chinon_Belami_HD1_partes

Uma característica bem curiosa dessa câmera é o fato do seu sistema de lentes intercambiáveis não contar com nenhum sistema de autofoco, funcionando apenas com objetivas com ajuste de foco e abertura manual (eita!) como sua nova lente Chinon de 4mm/f1.2 — que equivale à uma lente de 28mm/f1.2 em sistemas 35mm — que já acompanha o produto.

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Mais interessante ainda é saber que esta lente adota o mesmo padrão de engate de rosca usada nas antigas filmadoras de 8mm também conhecida como D-Mount, ou seja, é possível usar qualquer lente nova ou antiga compatível com essa rosca na HD-1 — independente do equipamento ou fabricante — bastando apenas rosqueá-la câmera e sair filmando.

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E para tornar esse sistema ainda mais versátil, a HD-1 foi projetada para aceitar outros padrões de lente com encaixe de rosca por meio de adaptadores opcionais, bastando para isso remover o anel D-Mount (que já acompanha o produto) e rosquear o novo no lugar.

Entre os modelos já disponíveis estão o C-Mount (usado nas câmeras de filme 16mm e de TV), o CS-Mount (muito usado em câmeras de vigilância/CCTV) e o legendário M-42 também conhecido como “rosca universal” e adotado por diversos fabricantes (antes de optarem por criar seus próprios padrões de engate tipo baioneta) em modelos clássicos como a Contax S, Pentax Spotmatic, Zenit E, etc.

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Isso abre um universo de possibilidades para esse produto, já que as lentes de filmadora costumam ser super-luminosas (f1.2, f1.4, f1.8) e por trabalharem com quadros de fime/sensores de imagem muito pequenos (se comparado com um quadro de filme de 24 x 36 mm) seu desempenho óptico tem que ser ótimo. O curioso é que até num passado recente, o valor dessas objetivas estava próximo de zero, já que eram parte de sistemas obsoletos e, por causa disso, não serviam praticamente para nada.

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Mas recentemente, elas foram redescobertas pelos entusiastas de fotografia que voltaram a usar essas lentes em câmeras mirrorless por meio de adaptadores…

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…  o que fez com que sua procura e preços disparassem. Apesar disso, ainda é possível encontrar lentes genéricas ou até mesmo de marcas conhecidas como Pentax/Cosmicar ou Fujinon com baioneta C/CS rosqueada em alguma filmadora velha ou câmera de vigilância sucateada.

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É fato, que as objetivas com rosca M42 também passam pela mesma situação, já que elas são consideradas uma excelente relação de custo x benefício para quem filma com câmeras DSLR.

Mas no fim das contas, qual é a qualidade dos vídeos da HD-1? A Chinon apresenta alguns exemplos em seu site:

A Bellami HD-1 pode ser adquirida diretamente no site da Chinon pelo preço sugerido de US$ 895 + postagem pelo kit formado pela filmadora, a lente Chinon 4mm/f1.2, o adaptador para lente C-Mount e outros acessórios (bolsa, carregador, cabos, etc.) Um segundo kit mais completo que também inclui os adaptadores CS-Mount e M42 sai por US$ 960 + postagem. Ela também já pode ser encontrada na Amazon dos EUA.

Mais informações qui.

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Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 04/05/2015, 21:38

    poxa, seria demais pedir 4k e 240fps (slow motion) e ainda manter a alimentação por apenas duas pilhas alcalinas.
    Ainda assim, um produto vintage de qualidade. (apesar de preferir fotos).
    P. S. : aquela entrada não é micro HDMI?

    • Mario Nagano 05/05/2015, 17:49

      yep, micro HDMI

  • Vagner "Ligeiro" Abreu 05/05/2015, 21:49

    Que coisa mais linda *_* S2 🙂 Do jeito que está, está ótimo 😀

    Falando em Super 8, duas coisas:
    – Nada mais de projetos para adaptar câmeras antigas para digitais, né? Não tenho acompanhado ou visto muito sobre isso.

    – Estava com uma ideia destas de adaptação tempos atrás. Ganhei duas Super 8 de um amigo. Uma delas destruí (Esqueci a marca, mas era irrelevante) e foi para a sucata celestial. Outra é uma Canon e está comigo. Tentei vender sem sucesso. E ainda penso em fazer alguma adaptação para meter algum sistema digital nele. Pensei em colocar uma caneta espiã (ou mini/micro câmera) dentro dele para ver se funciona. 🙂

    • Mario Nagano 05/05/2015, 23:31

      Se a lente da Canon for intercambiável você pode tentar usá-la numa digital por meio de um adaptador C-mount.

      A um tempo atrás, um designer propôs a criação de um cartucho Super-8 “digital” mas AFAIK era uma espécie de proposta do que um produto de fato.

      http://hayesurban.com/current-projects/2012/3/14/digital-super-8.html

      • Vagner "Ligeiro" Abreu 08/05/2015, 14:36

        Não é. Esqueci o modelo que tenho, mas é com zoom eletrônico, não permite destacar a lente.

  • Alexandre Fabian 06/05/2015, 22:07

    Nagano,
    Porque tu não faz uns Hands On com Gadgets retrô de ‘verdade’?…
    Imagino que tu deva ter algumas maquininhas fantásticas escondidas por ai…
    Esses tempos comprei uma Yashica Electro 35 pra brincar um pouco com filmes 😀
    A propósito, muito interessante essa filmadora, deve ficar uma fortuna com a tributação….

  • Ubiratã Muniz Silva 11/05/2015, 14:58

    Brinquedo caro, mas lindo. Adoraria me endividar pra comprar uma dessas… he he he

    (e não existe substituto para o foco manual)