ZTOP+ZUMO

Gadget do dia: The Fin Ray Paper Kit da Festo

Construa sua própria barbatana biônica da Festo usando apenas papel, tesoura e cola!

Criado originalmente como uma atividade divertida para o Maker Camp 2014 o Festo Fin Ray Paper Kit é um modelo da notória barbatana do peixe biônica da Festo (visto pela primeira vez no projeto Airacuda)…

… que também se tornou uma peça importante de outras criaturas biônicas da casa…

… e até virou um produto comercial que recebeu o nome de Garras Adaptáveis DHAS (ou Adaptive gripper fingers DHAS)

A grande sacada desse design é que — ao contrário do que alguns possam achar — as barbatanas dos peixes com vértebra não tendem a ceder e dobrar na mesma direção de uma força compressiva. Ao invés disso, ela se dobra da direção oposta à essa força!

Esta característica à primeira vista surpreendente, permite uma transmissão de força altamente eficiente do peixe para o meio circundante de água, ou seja, quando ele se move dobrando sua  cauda, ​​esta assume uma forma côncava. Assim o volume de água contido na cauda é acelerado para a retaguarda, impulsionando o peixe para frente.

Assim sob o ponto de vista técnico, o desenho da cauda de um peixe vertebrado é um bom exemplo de como um desenho foi otimizado para reagir de maneira eficiente a aplicação de uma força lateral no decurso da evolução do animal.

Esta descoberta por sinal, foi feita pelos pesquisadores Leif Kniese e Rudolf Bannasch da EvoLogics GmbH que analisaram as relações de forma x função das caudas dos peixes vertebrados e observaram que elas eram formadas por dois raios longitudinais cartilaginosos. Esses dois raios longitudinais são conectados por tecido conjuntivo elástico, e é isso que explica o movimento de um em relação ao outro no caso de uma carga.

Assim, essa barbatana artificial é construída com um número de “elementos básicos de dois raios”, que puxam radialmente para dentro da estrutura a partir do começo da cauda. A versão biônica dessa estrutura resultou no desenvolvimento e patenteamento do efeito Fin Ray usado no Airacuda.

O bacana é que (como já dissemos antes) para entender melhor e até brincar com esse conceito a Festo Didactic disponibilizou em seu site o The Fin Ray Paper Kit que, como o próprio nome sugere, é um modelo de papel da barbatana biônica da Festo, ou seja, basta imprimir esse projeto numa folha de papel, recortar as peças e colá-las segundo as instruções contidas na próprio documento:

A boa notícia é que esse projeto pode ser baixado gratuitamente no formato PDF na página do produto de modo que você pode depois imprimir-lo e fazer uma (ou várias) barbatanas biônicas para chamar de sua.

Legal né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.