ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Falamos a mesma lingua

Pergunta: o que há em comum nos controles remotos acima além da marca?

Resposta: Todos funcionam com a minha nova TV LCD da Sony. :^)

Para aqueles que não sabem, a Sony utiliza um protocolo de comunicação padronizado em seus controles remotos com porta infravermelho, normalmente usados em seus equipamentos de vídeo e conhecido como Control-S e, por causa disso, a boa notícia é que mesmo um controle remoto com mais de dez anos de idade (caso do modelo menor do canto direito) consegue comandar uma TV Bravia e o remoto do mesmo consegue ligar uma Trinitron também produzida no século passado.

O mais interessante é que apesar da difereça de cada equipamento, alguns comandos do controle remoto fazem praticamente a mesma coisa em todos — caso do liga/desliga, mudança de canal e volume — e, em outros casos, o comando faz algo mais ou menos parecido como no caso do controle prateado onde o controle de TV/Video seleciona qualquer porta de entrada de sinal do Bravia (comando Input) e vice-versa. Nada de tentar trocar de canal e a TV desligar.

Essa informação pode ser interessante para reaproveitar algum controle remoto perdido pela casa. Acredito também que esse princípio possa funcionar com outras marcas como Semp Toshiba, Panasonic, Samsung, etc.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Cara, isso não é tão comum não. Sabia que os sonys são assim, mas quase nenhuma outra empresa tem esse recurso (protocolo padrão).

    Abraço

  • Juliano

    ISSSSO!! O controle da minha Bravia estragou há uns dias e eu tenho esse mesmo controle da direita antigão da foto!! Fiquei tão feliz quando tentei usá-lo e pude ligar ela pelo controle velho da TV 21″ que nem tela plana tinha! Agora vejo que você também ficou satisfeito. =D

  • Os DVDs da Philips seguem a mesma idéia (dois aparelhos de gerações diferentes pelo menos).

    No caso dos Sonys, outra vantagem é que o controle do VHS (lembra?) também costuma abrigar funções do da TV, reduzindo a falta de espaço na mesinha de centro 🙂

    A minha esperança é que padronizassem os controles via HDMI CEC (e faz sentido, TODOS os controles de DVD-players têm as mesmas funções básicas e intermediárias).
    Pena que o que acontece é só o DVD/BluRay tirar a TV do standby.
    outra grande chance perdida por enquanto…

  • Dia desses levei um susto: descobri que o controle do gravador de DVD Samsung R170 liga um microsystem da Philips, e não entendi o porquê. Afinal, cada fabricante tem sua faixa de infravermelho, não tem???

    • Rodrigues

      Não é somente a faixa de frequência do infravermelho qe influi, mas tambem a codificação .
      Por exempo, a tecla liga de um fabricante (A ) pode ter o código digital 0011
      A tecla liga do fabricante ( B) Pode ter o código digital 1100.
      Se um terceiro fabricante tiver o código digital da tecla liga 0011 e trabalhar na mesma frequencia do primeiro, ele vai ligar o primeiro e vice verça.
      Se a frequencia nãofor a mesma mas próxima , e tiver o mesmo código digital vai até funcionar, porém com um alcance reduzido.

  • A LG tbm é assim, tenho uma time machine 2 na sala e uma newplasma no quarto, um dia desse virei a tv da sala para a sala de jantar e quando fui ligar a tv da sala a do quarto tbm ligou pois a sala é o quarto ficam na mesma direção, e tbm tenho um dvd hdmi da LG que finciona com o mesmo controle das tvs, o bom é que fico com apenas 1 controle para controlar tudo e outras 2 de reserva =]

  • Camilo

    Na Philips acontece a mesma coisa. Tenho uma TV design collection e usei nela um controle de uma philps que tem, tipo, uns 15 anos, e funciona perfeitamente, todos os recursos do controle antigo são OS MESMOS do controle novo. A diferença são os extras do controle novo. =]