Falamos a mesma lingua

F

Pergunta: o que há em comum nos controles remotos acima além da marca?

Resposta: Todos funcionam com a minha nova TV LCD da Sony. :^)

Para aqueles que não sabem, a Sony utiliza um protocolo de comunicação padronizado em seus controles remotos com porta infravermelho, normalmente usados em seus equipamentos de vídeo e conhecido como Control-S e, por causa disso, a boa notícia é que mesmo um controle remoto com mais de dez anos de idade (caso do modelo menor do canto direito) consegue comandar uma TV Bravia e o remoto do mesmo consegue ligar uma Trinitron também produzida no século passado.

O mais interessante é que apesar da difereça de cada equipamento, alguns comandos do controle remoto fazem praticamente a mesma coisa em todos — caso do liga/desliga, mudança de canal e volume — e, em outros casos, o comando faz algo mais ou menos parecido como no caso do controle prateado onde o controle de TV/Video seleciona qualquer porta de entrada de sinal do Bravia (comando Input) e vice-versa. Nada de tentar trocar de canal e a TV desligar.

Essa informação pode ser interessante para reaproveitar algum controle remoto perdido pela casa. Acredito também que esse princípio possa funcionar com outras marcas como Semp Toshiba, Panasonic, Samsung, etc.

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos