ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Ultrabook: Fabricantes nacionais anunciam seus modelos

IDF São Paulo 2012 — Um dia antes da abertura do evento, Fernando Martins presidente da Intel Brasil fez uma apresentação para a imprensa sobre a plataforma Ultrabook, destacando que a plataforma não é apenas um notebook leve e fino e sim um conceito mais amplo que engloba novos recursos que procuram — de um certo modo — encantar o usuário com a sua facilidade de uso.

Entretanto, a grande novidade da sua apresentação foi a confirmação de que o número de empresas que já vendem Ultrabooks no Brasil vai saltar de cinco…

… para onze fabricantes até junho desse ano. Interessante notar que fora a Sony, todos os novos integrantes desse grupo são marcas locais como Megaware, Positivo, CCE e Semp Toshiba.

Apesar de não aparecer na relação acima, a Lenovo também estava entre os modelos expostos, o que pode elevar o número de marcas para 12.

Ferando também mostrou uma relação de varejistas de todo o País que terão Ultrabooks para vender nos próximos 30 dias.

E para proporcionar uma experiência completa de uso do Ultrabook a Intel também anunciou que já existem produtos e serviços no Brasil que suportam alguns recursos de segurança disponíveis no Ultrabook. Talvez o mais importante seja o Serviço Anti-roubo da Intel, um serviço online que permite o usuário bloquear remotamente o seu Ultrabook no caso de perda ou roubo.

Quando questionado sobre quanto custaria esses novos Ultrabooks de marcas locais. Fernando não soube responder, sugerindo que seria mais fácil perguntar diretamente aos fabricantes. Entretanto, ele afirma que com a fabricação local, a tendência é que os preços tendem a ser mais em conta que os modelos importados.

Vamos conferir isso no showcase…

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.