Extra vende Apple, e a subsidiária só dá os preços

E

Maçãs e as maçãsOntem í  noite teve inauguração do quiosque Apple dentro do Extra (nosso Target wannabe, o que eu acho ótimo), na loja do Itaim. Até fevereiro de 2008, serão 16 lojas equipadas com o conceito de “store in store” no Extra pelo paí­s.

Sim, se o Grupo Pão de Acúcar quiser pode trazer a Apple Store em seu conceito completo para cá, assim como uma iTunes Music Store (que esbarra no velho problema de contrato com as grandes gravadoras). O contrato não é de exclusividade entre Extra e Apple.

Voltando ao quiosque, é um espaço que lembra vagamente as Apple Stores espalhadas pelo mundo – pelo menos os balcões que servem de apoio para os iMacs, MacBooks e iPods são bem similares – e que vai vender Apple para um público que compra em muitas vezes (até 24 parcelas com juros) – o que também é ótimo. Tem um balcão estilo Genius Bar para suporte técnico e o Extra promete Wi-Fi aberto no local em breve (na hora, não tinha sinal de nenhuma rede wireless).

O curioso é que o pessoal da Apple Brasil também estava lá – como figurante. A estrela da noite foi a turma do Grupo Pão de Açúcar, que importa os produtos diretamente dos Estados Unidos, sem intermediários e sem ajuda da Apple Brasil – essa somente dita os preços.

Alexandre Szapiro, country manager da subsidiária brasileira, apareceu, não falou nada de novo (como tem sido a prática recente) e foi embora í  francesa, sem dizer tchau (bem, ele deu boa noite pra algumas pessoas sim) e bem antes da turma do Extra fazer um discursinho básico.Cadê o Szapiro na multidão?

Para a Apple (Brasil ou EUA), a iniciativa é excelente. É um pé no varejo de massa que a companhia não tinha, já que estava focada em revendas autorizadas ou em lojas com público mais sofisticado, como a Fnac ou o Fast Shop. Vai ser interessante ir ao mercado e ver mais gente tendo acesso a iPods em vez de players chineses vagabundos que não duram três meses, mesmo que o pagamento seja feito em 12 ou 24 parcelas. O grande desafio para a Apple Brasil vai ser oferecer suporte aos compradores de uma das maiores revendas de informática do paí­s, que é o Extra.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos