ZTOP+ZUMO 10 anos!

Estudantes criam sistema de orientação com Kinect

Dispositivo da Microsoft é usado para criar um sistema de “visão” que ajuda pessoas cegas a caminhar por corredores sem trombar em nada.

Batizado de NAVI (Navigational Aids for the Visually Impaired) esse projeto foi desenvolvido por Michael Zöllner e Stephan Huber da Universidade de Konstanz e que chama a atenção pela engenhosidade com que eles utilizaram produtos facilmente encontrados no varejo para produzir algo realmente inovador.

Neste caso eles utilizam o Kinect como um dispositivo de “visão” que transmite seus dados para  um notebook que envia sinais para uma espécie de cinta presa no tronco do usuário que emite vibrações em certos pontos que informam para o mesmo desviar para esquerda ou para direita. Fora isso o sistema tira proveito de sinais ARToolkit pregados em alguns locais que passam informações adicionais (via mensagem de voz para um fone bluetooth) como desviar de um obstáculo, avisar que o usuário está se aproximando de uma porta ou que ele deve parar e abrir a mesma.

Informações mais detalhadas sobre esse projeto e do programa de orientação podem ser vistos aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes

    se diminuissem o equipamento para se alojar num boné (ou chapéu) ou conseguissem desmontar o equipamento para instalar numa camisa,

    ele se tornará um sucesso vendável… Pois é uma ótima solução mas uma implementação inadequada!