ZTOP+ZUMO

Ensinando consumismo (responsável) para crianças

Annie Leonard, a criadora e diretora do documentário The Story of Stuff, ataca novamente com uma série de vídeos sobre consumo consciente voltado para o público infantil.

Batizado de LOOP SCOOPS essa série desenvolvida em parceria com a PBS (TV pública americana) e sua afiliada WGBH tem o objetivo de fazer as crianças pensarem sobre a importância dos bens de consumo nas suas vidas e o que eles impactam no meio ambiente. Cada episódio traz uma história de algo que as crianças usam ou tem contato todos os dias como uma caixinha de suco, uma revista, um brinquedo novo, etc. e explica de onde essas coisas vem, do que são feitas, quem as faz e o que acontece com elas quando vão para o lixo.

Assim a autora espera que as novas gerações adquiram uma nova mentalidade diferente da minha que sempre acreditou que os recursos naturais eram infinitos e que a boca da lixeira era uma porta interdimensional onde tudo que jogávamos lá dentro ia para o limbo.

Infelizmente o site original que abriga essa série não pode ser acessada fora dos EUA, mas felizmente a PBS liberou alguns desses vídeos no YouTube (sorry rapeize, english only):

Conheça outros trabalhos de Annie Leonard aqui.

Ainda em tempo:

Se você prefere um conteúdo mais “adulto” de Leonard espere até primeiro de março, dia em que seu novo documentário The Story of Citizens United v. FEC: Why Democracy Only Works When People are in Charge vai ao ar na web:

Be there, or be square!

Fora isso, existe outro vídeo de Leonard que até hoje passou desapercebido pelo nosso radar. Apesar de ser do final do ano passado vale a pena divulgá-lo porque ele é muuuito interessante em especial para nós consumidores de eletrônicos:

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • dflopes 16/02/2011, 10:18

    Foi ela que fez a historia das coisas??? e a historia da internet???

    Aguardando a versão dublada pra mostrar pra filhona!