ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Empresa lança ReadyBoost para XP

eboostr_logo.jpgA empresa russa MDO (Moscow Development Office) eBoostr está comercializando um pequeno utilitário chamado eBoostr, que promete implementar a tecnologia ReadyBoost no Windows XP.

Para quem não sabe, o ReadyBoost é uma tecnologia de cache de disco implementado pela primeira vez no Windows Vista, que procura melhorar seu tempo de resposta no acesso de informações contidas no disco rí­gido, usando a memória flash de dispositivos como memory keys USB 2.0, cartões SD, CF etc. Dizem que o efeito mais notável é o processo de boot mais veloz, assim como melhora o desempenho de aplicações que utilizam a mesma informação do disco com muita frequência.

Esse produto é comercial (US$ 29), mas no site da empresa é possí­vel baixar uma versão trial que funciona por duas horas após cada boot do sistema.

Já baixei uma cópia, mas ainda não botei ele para funcionar. Quem quiser experimentar o produto pode encontrá-lo aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.