ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Eluga Power: Panasonic também brinca de foblet

Depois de anunciar o smartphone Eluga para o mercado europeu na semana passada, a Panasonic mostra mais um aparelho da família no Mobile World Congress 2012: o Eluga Power, com tela de 5″ e rodando Android 4. É mais um foblet (=smartphone+tablet com tela grande) – mas nem parece tanto com seus concorrentes.

O Eluga Power usa um processador Qualcomm Snapdragon S4 (1,5 GHz, dual-core) e vem com 8 GB de armazenamento interno, câmera de 8 megapixels (vídeos em 1080p) e sua tela tem qualidade HD (1280 x 720) – boa para ver vídeos, por sinal. Como seu irmão menor, tem certificação IP57 contra poeira e água.

E, mesmo com a tela grande, é bastante fino (9,6 mm) e  não fica desconfortável na mão.

Pelo que percebi, a Panasonic não fez grandes alterações na interface do Eluga Power (entretanto, o Eluga original é bastante modificado no Android 2.3).

Os dois Eluga lado a lado.

Um detalhe importante de design: o Eluga Power não tem botões ou conexões nas laterais.

Os controles estão na parte traseira (volume e botão de liga/desliga), assim como conector de fone de ouvido e a porta microUSB. Acredito que essa consolidação ocorre por conta da proteção contra água/poeira. De qualquer modo, é uma solução que funciona – porque o aparelho é pequeno (o tablet Motorola Xoom original, por exemplo, tem botões traseiros e… não dá certo!)

A Panasonic não informou quando o Eluga Power será lançado oficialmente, nem seu preço.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Adriano Lima

    No começo eu pensei, botões atrás e achei ridículo, mas vendo você segurar o aparelho percebi que o indicador chega facilmente aos botôes.
    Se eles só funcionarem quando você de fato precisa deles e não por acidente, então é uma ótima decisão no design do aparelho.

  • Sidnei

    Tem até site ja http://www.foblet.com

  • patrick

    eu to louco pra comprar, eu ai comprar o nexus mas o fato de não aceitar cartão de memoria me mato então vi esse e adorei espero que venha pro brazil logo e não fique só na europa.

  • matheus1228

    camera sem flash? é isso mesmo D: