ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Ei, Yahoo!, quem é o BOSS?

Café Boss, vendido no Japão

Em um mundo onde buscas customizadas incluem propaganda ou restringem um monte de coisas, surge o BOSS (Build your Own Search Service): mais uma tentativa do Yahoo! mostrar que tem peito pra tocar a vida pós-não í  Microsoft, embora a coisa não tenha efetivamente acabado.

Com o BOSS (não resisti í  imagem acima, do café com mesmo nome vendido gelado no Japão), o Yahoo! abre ainda mais a API do seu mecanismo de buscas, incluindo a capacidade de reorganizar o ranking de resultados e controlar o modo em que eles são apresentados.

O comunicado oficial do lançamento diz que o BOSS “amplia a estratégia aberta do Y! ao dar acesso a um dos bens mais valiosos da web, a infra-estrutura e tecnologia de buscas do Yahoo!.” Em resumo, você, desenvolvedor, cria seu próprio e novo mecanismo ampliando os recursos do próprio Yahoo!, e no futuro até pode ganhar dinheiro com isso. Empresas como Hakia e Me.dium já são beta testers do BOSS.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • O Yahoooo! pode sim se manter sem precisar ser comprada pela MS.