EFF, Switzerland e o traffic shaping

E

Conheça o Switzerland, um programa open source da Electronic Frontier Foundation para verificar se seu provedor/serviço de acesso í  internet pratica o velho e bom trafic shaping. Seu lançamento, em versão alfa, foi lançado antes da decisão da FCC (a Anatel dos EUA) de que o trafic shaping feito pela operadora Comcast é ilegal.

O software feito em Python é baseado em linha de comando e permite testar a integridade da comunicação de dados em redes, provedores e firewalls. “Embora criado para uso apenas por usuários de internet sofisticados, estão nos planos de desenvolvimento uma ferramenta mais fácil de usar”, diz a EFF em um comunicado.

Bem, se você sabe mexer em código vai conseguir rodar o Switzerland no Linux ou até mesmo no Mac OS X. O arquivo README diz que “em alguns computadores a instalação vai ser muito fácil, em outros, requer um pouco de hacking” – é preciso ter o Python 2.4 no Linux e OS X e o 2.5.2 no Windows. Mais informações no site da EFF. (via Webmonkey)

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o criador do ZTOP e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

+novos