Editorial: o caso Asus Transformer Prime

E

Removi temporariamente o conteúdo do post com o hands-on do tablet Transformer Prime. Não teve ameaça de processo: a culpa mesmo foi de falta de comunicação interna dentro da empresa lá em Taiwan. Existiu um embargo que não chegou ao nosso conhecimento a tempo da publicação do post.

O pico inicial de audiência começou na sexta-feira no final da tarde, com o link do Engadget (já era manhã de sábado em Taiwan).

Achei que ia chegar a uns 20 mil pageviews fácil. Acabou o dia com 29 mil, passou o sábado com mais 27 mil e domingo com mais 8.700 visitas. Somando tudo, incluindo a parcial de hoje, mais de 71 mil visitas em um único post. Recorde incrível para um humilde site local que preza o conteúdo original feito aqui, com cuidado e atenção e sem viver de copiar-colar links do exterior.

Depois do Engadget, veio um mundo de links (GizmodoThe Verge) e deles uma enxurrada de gente citando o ZTOP mundo afora. No Brasil, nossos amigos do Gizmodo-BR foram os únicos a nos linkar.

França, Itália, Bulgária, Japão, China, Rússia, Alemanha, Polônia e mais um monte de gente seguiu copiando nossas fotos e linkando o vídeo (+ de 88 mil exibições, por sinal). Esse povo todo vai retirar o conteúdo do ar? Duvido. Mas não sou eu que irá avisar.

Fato é que eu acho curioso o pessoal de Taiwan reclamar de embargo quando o CEO da empresa mostrou o tablet em público e dias antes a Asus havia soltado um comunicado de imprensa com informações sobre o produto, incluindo preço e data de lançamento.

Deveriam, ao menos, ter avisado a Asus Brasil da data certa para liberar os dados para a mídia em geral (e essa é minha principal crítica ao caso todo: se perderam na burocracia de e-mails da corporação global e não definiram data certa).

Não tenho culpa se somos rápidos para subir certas coisas no site. A informação é boa, quente e oficial? Vamos nessa.

Pergunta pra alguém de comunicação lá na Apple se eles fazem divulgação pra imprensa em pedaços, como vem ocorrendo com o Transformer Prime.

Tirei as informações do ar mais por respeito aos colegas da Asus Brasil, que já ajudaram a gente em um monte de outras coisas/produtos/testes, do que por conta dos chefes deles no extremo oriente (que, pelo visto, precisam de um bom responsável de relações públicas e comunicação corporativa).

Nosso relacionamento com eles continua como sempre: tem produto bom? Manda que a gente mexe/testa/fuça e ainda devolve funcionando com todos os acessórios.

Vou retornar o conteúdo original do post no dia 1 de dezembro, caso não aconteça outro incidente/hands-on/preview de outros sites por aí. E aguardo o produto para review quando for possível.

E, no fim das contas, com links do mundo todo, a informação está aí – basta procurar. É só olhar nas dezenas de comentários/trackbacks do post original. Sabe aquela história de que “caiu na internet, nunca mais sai do ar?” Então, é isso aí.

Update 22/11: o post original voltou ao ar antes do previsto. Agradeça à divulgação de novas imagens e vídeo por parte da Nvidia com o Prime rodando Android 4.0.

Separei um monte de screenshots do ZTOP pelo mundo (Ticolino ficou famoso!)

 

 

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos