ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

eBook do dia: Accidental Empires Reboot (ou “vamos reescrever a história do PC?”)

Começa a ser republicado online na próxima segunda feira (04) o livro Accidental Empires — How the Boys of Silicon Valley Make Their Millions, Battle Foreign Competition, and Still Can’t Get a Date.

Escrito por Bob Xavier Cringely, um dos nossos heróis aqui no ZTOP  — pseudônimo de Mark Stephens — esse livro conta de maneria detalhada, envolvente e super divertida a história do computador pessoal (do Altair até o Windows 95) onde defende a idéia que a revolução do computador pessoal não foi algo que nasceu dentro de grandes corporações como a IBM e sim por um bando de hackers e nerds brancos de classe média da california —  ainda fortemente influenciados pela ressaca do movimento Hippie dos anos 1960 — que criaram seus próprios computadores só por diversão ou para impressionar os amigos (a influência da contracultura no desenvolvimento do computador pessoal é bem contada neste livro de John Markoff).

Curiosamente, Accidental Empires chegou a ser publicado pela Ediouro em 1995 com o sugestivo nome Impérios Acidentais — como os garotos do Vale do Silício ganharam milhões, mas não arranjam namorada (ISBN 85-00-42827-9), mas não deve ter feito muito sucesso por aqui já que nunca passou da primeira edição nem foi republicado. O lado “bom” disso é que ele ainda pode ser facilmente encontrado a preços módicos em sebos, incluindo os virtuais.

De fato Cringely fez até parte desta história como jornalista, cobrindo tecnologia para a revista InfoWorld. Fora isso, reza a lenda que ele também foi o funcionário #12 da Apple ainda na época da garagem e que Steve Jobs — meio na pindaíba — lhe ofereceu ações da Apple no lugar de uma grana que ele devia para o autor, mas Bob insistiu em ser pago em dinheiro, decisão que ele lamenta até hoje.

Entretanto, seu trabalho mais conhecido é um documentário da PBS em três partes chamado — The Triumph of the Nerds (1996) — baseado neste livro e apresentado pelo autor. Ele contém partes de uma antológica entrevista com Steve Jobs (na época presidente da Next) cuja versão integral foi redescoberta recentemente numa fita VHS encontrada na garagem de um dos diretores da série. E se você acha que Piratas do Vale do Silício é o filme definitivo sobre a história do PC, melhor rever seus conceitos.

A segunda e terceira parte desse documentário podem ser vistas aqui e aqui.

Porém, como tudo no mundo da alta tecnologia, o conteúdo desse livro já está bem muuuito datado, sendo que diversas empresas citadas no livro (como a VisiCorp, 3Com, Compaq ou Lotus) deixaram de existir ou foram engolidas por peixes maiores faz muito tempo, e isso sem falar que essa obra foi publicada numa época em que a Internet ainda engatinhava, assunto que foi de um certo modo coberto por um segundo documentário menos conhecido da PBS chamado Nerds 2.0.1 — a Brief Story of the Internet (1998), que também virou um livro (por sinal bem chato) escrito pelo diretor da série Stephen Segaller. Ele pode ser visto no YouTube aqui.

Assim o autor não pretende mais revisar nem atualizar seu livro como fez na reedição de 1996. Isso porque ele acha que existe uma maneira bem mais interessante (e menos trabalhosa para ele) de manter essa obra viva.

A grande sacada neste caso é que a partir da semana que vem, ele vai republicar o livro Accidental Empires  no formato de blog: um post por episódio o que facilitará a sua edição, publicação e a adição de novas informações/ imagens.

Fora isso, Cringely está convidando os leitores a comentar cada um dos posts/capítulos, adicionando informações complementares do tipo “você conhece alguma coisa ligada a esses fatos que esclareça e/ou enriqueça essa história?” ou “o que aconteceu com este ou aquele personagem?”  — e, passado algum tempo, os leitores terão acesso a todo o conteúdo original do livro de graça — ou quase — já que ele pretende colocar publicidade neste novo site para ajudar a financiar essa empreitada.

E como diria Jobs, one more thing: Cringely explicou que com a obra original totalmente disponível on-line, a idéia será de analisar os comentários dos leitores e aproveitar o que for mais interessante numa futura edição revisada e ampliada que ele está chamando de — Accidental Empires Rebooted.

Vamos ficar de olho!

Mais detalhes aqui.

Atualização de 05/Fev: Devido aos problemas de fuso entre o Brasil e os  EUA o primeiro capítulo entrou meio tarde para nós, mas já está no ar. 🙂

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.