ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

E-cipó: inclusão digital via TV


Originally uploaded by henrique martin.

Prazer, meu nome é E-cipó. Fui criado por estudantes do Centro Universitário Positivo, em Curitiba, e sou um projeto premiado. Acabei de ganhar o concurso de design “Connecting the World”, promovido pela AMD. Os doze alunos que me inventaram estudam design de produto, administração e engenharia da computação estão bem felizes hoje. Afinal, venceram outros quatro concorrentes da América Latina (todos do Chile – um deles levou outro prêmio, escolhido pelo CEO da AMD). Mas eu venci no voto do júri, é mais legal.

E quem sou eu? Um dispositivo de acesso remoto í  internet, pronto para ser conectado í  televisão, com uso da rede de dados das operadoras de celular (GPRS/EDGE) e conteúdo fornecido por cooperativas de alunos por todo o Brasil. Agora, pertenço í  AMD, que vai decidir o que será feito de mim.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • jorgekruds

    Quero dar os parabens aos criadores desse projeto, sou estudante de Sistemas de Informação, achei interessante a funcionalidde, este projeto é muito criativo e util.
    Abraços a todos!

  • João

    Que tipo de conecção você usa para conectar a TV?
    MUiitooo interessante esse esquema…

    espero que a idéia vá pra frente…
    AMD lol

  • Anderson – CWB

    Meus parabéns pessoal, desse modo mostramos do que somos capaz basta apenas um incentivo. Valeu e boa sorte.

  • Rafael

    A ideia é interessante, muito bem elaborada, mas como vi a conexão é feita por sinal digital GPRS/EDGE das operadoras de celular, e sabemos que esse tipo de conexão ainda é muito cara, não valeria a pena se vc não tem um nootbook.

    Axo q a Amd tmb vai levar isso em consideração antes de querer levar o projeto ao mercado, principalmente aqui no Brasil.

  • Primeiramente gostaria de agradecer os comentários sobre o projeto E-cipó. Respondendo a algumas perguntas a transmissão das imagens para a televisão é feita através de um transmissor UHF.
    A questão do celular, a idéia é fazer parcerias com as operadoras e negociar um plano que viabilize esse tipo de conexão.

    Atenciosamente
    Ricardo Ross
    Estudante de Engenharia da Computação do UnicenP – Centro Universitário Positivo e um dos desenvolvedores do E-cipó

  • Diogenes

    Seja bem vindo e-cipó ao mundo da tecnologia, e vc já nasceu em um berço previlegiado! Sem se gabar, mas nós brasileiro somos criativos mesmo! 😉

    Espero que vc continue sua jornada firme e forte neste mundo onde os orientais com suas minúsculas tecnologias semprem causam espanto aos aficcionados por novidades tecnológicas! Mas desta vez nós brasileiros mostramos que também somos capazes de “criar”!

    Parabéns a toda equipe envolvida neste projeto, sucesso a todos!

    Um grande abraço.

    Diógenes F. Frigatti
    Analista/Programador

  • Mariana

    Como é bom depararmos com idéias brilhantes, agora é não deixar o projeto em vão correr atrás de parcerias e correr ainda mais para o governo onde há políticas neste âmbito para maiores investimentos , onde nós o “povão” ficamos sem saber que rumo alguns projetos de pessoas mirabolantes como vocês tomam ou se perdem.

    Felicidades
    Mariana

  • Caio Martins Vello

    Mais tem sinal de celular em areas de dificil acesso a internet?

  • Achei muiito legal a inovação desenvolvida por estes alunos…. muito bom… mas precisamos de desenvolver algo que leve a tecnologia aos lares mais pobres de forma mais simples… através das ondas de rádio fm por exemplo.
    Tem mais rádio fm no brasil que antenas de celular…
    poderia ser através da tv também…. mas a globo não pensou nisso…. desta forma a propria emissora se consolidaria como a tv/net popular…

  • Johnny

    daqui a pocou vou acessar a net do rolo de papel Higienico
    gostei do projeto, brilhante

  • Jose Augusto Michel

    Meus amigos gosto de gente inteliugente acho que vcs estao no caminho certo so falta decolar este novo aparelho boa sorte .

  • Raimundo Wilson

    Agora, pertenço à AMD, que vai decidir o que será feito de mim!
    Está é show!
    Parabéns aos inventores de uma Pátria Amada que insiste não ver seus verdadeiros valores…

  • Marlos

    Valeu galera, este grandioso trabalho mostra a qualidade do ensino superior pago no nosso país.

    Parabéns voces merecem

  • Ta de parabens brother, estamos mostrando que temos várias cabeças e que contem inteligência, parabenizos todos vcs q estão na batalha a favor da tecnologia

  • James Martins

    muito legal este projeto,projetos assim mostra que nós somos capazes de enfrentar os gringos,blz.

  • Raphael Borges

    Sem dúvida foi um maravilhoso projeto, e que a politica brasileira possa enxergar a capacidade e investir em infra-estrura para que outros projetos como este possa ser transformados em fontes de lucro e riqueza economica para o nosso país.

    Meus parabéns e sucesso a toda esta equipe!!