Drivers… quando os fabricantes vão aprender?

D

Recentemente o amigo Henrique Martin passou um aperto para encontrar os drivers para o Windows XP para um Compaq Presario v6210BR, um notebook que é originalmente vendido com Linux (Mandriva, para ser mais exato). Os drivers existem, mas estavam espalhados por vários lugares na página da HP, e até em algumas páginas de máquinas similares, que não eram lugares totalmente óbvios para procurar.

Mas temos que reconhecer que a HP não é a única empresa a dificultar desnecessariamente a vida do cliente no quesito drivers. Agumas são piores, bem piores. Vejam o caso da Acteon Digital, uma ilustre desconhecida que tem colocado no mercado alguns notebooks com preço bastante tentador e configuração básica, porém suficiente para a maioria das necessidades de um usuário doméstico: navegar na web, ler e-mail, escrever esporadicamente um texto no Office e descarregar a câmera digital. Um exemplo é o Acteon N707F, que pode ser encontrado na internet por cerca de R$ 1.600 (equipado com um processador Celeron M, 512 MB RAM, 80 GB HD, LCD 14,1″ WXGA, Wireless, Leitor de Cartões e Gravador de DVD),

O problema é que a máquina vem com o Windows Vista Starter, um sistema que, além de absurdamente limitado, roda pesado no hardware. Atenção fabricantes: O Windows Vista, seja em qual versão for, não é um sistema operacional para máquinas com um Celeron! Quando vocês aprontam uma destas, ambos saem perdendo: o consumidor, que fica P da vida porque seu micro novo está lento, e o próprio fabricante, que ganha a reputação de produzir máquinas que são “uma porcaria”. Para o consumidor, hardware e software são a mesma coisa. As falhas de um se refletem automaticamente no outro.

Pois bem, meu tio comprou um Acteon N707F, e desapontado com o Windows Vista me pediu para fazer o “upgrade” para o Windows XP. Pensei que ia ser fácil, até descobrir que a máquina não veio com um CD de drivers, apenas um disco de restauração da imagem de sistema do Windows Vista. “OK, pego no site do fabricante”, pensei. Site? Que site? Já ouviram falar em um “fabricante” de produtos de informática que, em pleno século 21, sequer tem um site? Então deixa eu te apresentar a Acteon. Prazer. O tal site existe (e o Google não achou), é www.acteoninfo.com.br. Mas os drivers não estão lá. Só há drivers para um outro modelo, o N505 (que parece muito similar).

Imbuí­do de determinação, instinto nerd de não rejeitar um desafio e uma boa dose de espí­rito natalino, passei a manhã deste dia 24 caçando os drivers para este notebook. Alguns foram fáceis, como chipset, ví­deo e ethernet. Outros deram trabalho, como o leitor de cartões (O2Micro, outro fabricante que não tem drivers no site) e Wireless (um modelo identificado apenas como “802.11g Mini Card Wireless Adapter”, que mais tarde descobri ser da RaLink). Com todos os drivers em mãos, instalados e funcionando, resolvi fazer uma boa ação: para que outros usuários não tenham que perder tempo como eu, criei um “pacotão” com todos os drivers para o Windows XP no Acteon N707F. O link está no rodapé deste post, são cerca de 84MB (ah, que saudades dos tempos dos drivers em disquete de 1.44 MB).

Nas andanças pela Internet, descobri que outros fabricantes vendem máquinas idênticas ou muito similares com outros nomes. A CCE, que tem site mas só oferece para download o driver do modem (provavelmente para que você possa se conectar e caçar o resto sozinho), o chama de NCV-D5H8. A Nextera Info, que tem site e drivers (parabéns!!) o chama de NXT-M7F. Meu pacote de drivers pode ser útil para estas máquinas também, mas não dou nenhuma garantia quanto ao funcionamento: pela descrição e aparência externa elas parecem idênticas, mas a única forma de ter certeza seria colocá-las lado a lado.

E para finalizar, deixo de antemão o aviso: este pacote de drivers é fornecido “as is”, sem nenhuma garantia de funcionamento. Não me responsabilizo por eventuais danos causados pelo seu uso, nem presto suporte técnico í  instalação. Este é apenas um serviço para que outros usuários não tenha que perder tempo vasculhando os quatro cantos da Internet em busca do que deveria ter sido entregue com o computador, para começo de conversa. Para auxí­lio com problemas de hardware ou software, consulte o fabricante de seu computador. Pedidos de suporte nos comentários deste post serão ignorados. Dito isto, share and enjoy!

Download: Drivers para o Windows XP no Acteon N707F (84,3 MB)

Sobre o autor

Rafael Rigues

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos