ZTOP+ZUMO

Display volumétrico cria hologramas em 3D

Tecnologia permite projetar imagens tridimensionais sobre superfícies planas no melhor estilo holocomunicador de Guerra nas Estrelas.

O NICT (National Institute of Information and Communications Technology) do Japão liberou ontem (21) um pequeno vídeo onde a diva virtual Hatsune Miku realiza um pocket show sobre uma tela fVisiOn, que utiliza uma tecnologia que permite apresentar imagens holográficas em 3D com “volume”. Quer dizer, dá para ver a imagem de diversos ângulos e sem o uso de óculos:

====

====

Esse dispositivo foi criado no Universal Media Research Center, localizado no Keihanna Research Labs em Kyoto, que estuda diversas tecnologias em 3D que dispensam o uso de óculos. A grande sacada nesse caso é que, ao contrário das atuais TVs 3D onde o efeito de profundidade só é obtido apenas quando o espectador fica na frente da tela, no sistema fVisiOn é possível ter uma visão do objeto em qualquer ângulo e de qualquer posição ao redor do mesmo.

Isso é possível graças ao uso de um dispositivo óptico na forma de um cone montado numa superfície plana e uma série de 96 micro-projetores organizados na forma de um círculo que projetam uma imagem. Essa imagem corresponde ao ângulo de visão do objeto diretamente no olho do usuário, passando a impressão de que o objeto é tridimensional. Se comparado com outros sistemas, o fVisiOn tem a vantagem de ser bem mais simples e a imagem 3D não precisa ser protegida por vitrines ou domos.

A tecnologia ainda tem algumas limitações. Por exemplo, o ângulo de visão deve ser de cima para baixo e a imagem não pode ter mais do que 5 centímetros de altura. Entre as possíveis aplicações dessa tecnologia está a prototipação de objetos e apresentação de produtos em reuniões de trabalho.

Tecnicamente é possível criar um sistema de maior escala onde o projetor poderia ser montado na base de um palco e projetar imagens de pessoas em tamanho real. Segundo o NICT ,é tudo uma questão de escala e de custo.

Se levarmos em consideração a popularidade de Hatsune Miku no Japão, não vão faltar espectadores dispostos a pagar por uma entrada.

Mais informações aqui.

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • @_Matheuskun_ 22/06/2011, 09:31

    Órimo artigo! Só que na ultima linha, está escrito "Hatsune Miki" e não "Hatsune Miku" =D

    • mnagano 22/06/2011, 09:38

      Ai Caramba, eu sempre erro o nome dessa mina.

      Brigadão pelo toque.

  • romulo 22/06/2011, 10:31

    a estrutura deve ser enorme, mas acredito que em 5 anos vão reduzi-la a 1 caixa de fósforo, como sempre

  • @ryuzakixd 22/06/2011, 10:41

    O vídeo está em 240p. Eu queriaver isso em HD de verdade. Pelo que dá pra ver desse holograma no vídeo, é BEM baixa resolução, embaçado mesmo.

    Bom, uma coisa de cada vez.

    • mnagano 22/06/2011, 11:16

      Sim, como muitos projetos de pesquisa tocados por instituições públicas e/ou acadêmicas, a idéia é sempre de primeiro mostrar que a tecnologia é viável para depois encontrar alguém com muuuita grana para investir num produto comercialmente viável.

      Um bom exemplo foram as pequisas de Cristopher Cockerell com hovercrafts. Para estudar o fluxo de ar na forma de anel, ele montou uma lata de comida de gato dentro de uma lata de café, injetou ar no seu interior usando um secador de cabelo e mediu a pressão na saída usando uma balança de cozinha.

      Super hi-tech né?

      Reza a lenda que depois que Cockerell se convenceu que sua idéia poderia ser usada em veículos militares, ele construiu um pequeno modelo em madeira e o levou para as forças armadas britânicas darem uma olhada. A marinha achou que esse invento era uma espécie de avião e não se interessou. Já a força aérea achou que ele era uma espécie de barco e não se interessou. Já o exército não achou nada, simplesmente não se interessou. 😛

      http://en.wikipedia.org/wiki/Hovercraft#Christoph

      • Wesley 29/06/2011, 15:10

        Hahaha, ótimo final :p

  • sidney 22/06/2011, 11:19

    agora só falta a hatsune pedir : "help me obi wan". em breve teremos a tecnologia de projeção holografica competindo com o 3D em tvs, basta adaptar a projeção pra ser feita em torres dos home theathers.