Disco Creative Commons também rende pro artista

D

A capa do discoO debate entre copyright/copyleft vai demorar anos para acabar. Enquanto isso, alguns artistas conseguem lidar com os dois lados da moeda, oferecendo um disco para download gratuito e ao mesmo tempo recebendo royalties por seus shows e execução das músicas no rádio.

É o caso da dinamarquesa Tone, que acaba de lançar um disco (“Small Arm of Sea”) com licença Creative Commons (2.5). A cantora tem gravadora focada em lançar obras apenas com licenças CC e, diferente dos Radiohead da vida, indica um novo caminho para pequenos artistas contratados por gravadoras e não abrem mão da liberdade que conseguiram com a internet.

Ah, para baixar o disco (é de música eletrônica, não ouvi ainda, mas o pessoal da Creative Commons falou muito bem), vá ao site da Tone ou da Ulryd.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o fundador do ZTOP+ZUMO e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP+ZUMO em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos