ZTOP+ZUMO 10 anos!

DirectX 11 poderá ter suporte para Ray Tracing

O site Tech ARP publicou recentemente um interessante artigo citando fontes internas da Microsoft que revelaram que a próxima versão do DirectX 11 poderá vir com suporte para Ray Tracing em tempo real (eita!), um elemento pra lá de importante para o sucesso da estratégia da nova GPU Larrabee que está sendo revelada aos poucos pela Intel. O artigo continua dizendo que o DX11 poderia ser lançado junto com o SP2 do Vista, ou até bem antes disso – talvez o final de 2008 – já que muito do trabalho já teria sido feito pelo pessoal de Santa Clara.

Também já é sabido que o Larrabee terá suporte para DirectX e OpenGL, que os primeiros produtos serão placas de ví­deo e não sairão com a marca da Intel.

Teorias de conspiração í  parte, essa é uma briga de cachorro grande e ninguém nesse mercado é ingênuo ao ponto de não achar que a Intel – uma das mais interessadas nesse assunto – não estaria de algum modo, apoiando a Microsoft a implementar Ray Tracing no Windows da maneira mais rápida e fácil possí­vel (até mesmo transferindo tecnologia) e que a concorrência estaria deitada eternamente em berço esplêndido, assistindo a tudo isso sem ter uma carta ou duas na manga (ou pelo menos preparando algumas).

Pelo visto essa história ainda vai dar muito pano pra manga, é só esperar para ver.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.