ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Dext e Galaxy: primeiros passos no mundo Android

android_almofada

Entre uma soneca e outra (praia de vez em quando, mesmo com nuvens, é bom), tirei o atraso (ops!) no último final de semana com o Android, brincando com dois aparelhos ao mesmo tempo: o Samsung Galaxy e o Motorola Dext.

Usei a simples regra da descarga de bateria: quando um ficava sem energia, alternava pro outro. Ambos rodam a mesma versão do Android (1.5 Cupcake), cada um com suas peculiaridades.

Galaxy e Dext

Peguei os dois aparelhos na sexta-feira. O Galaxy vem cheio de firulas: capinha de couro, carregador microUSB, fones de ouvido in-ear (com microfone integrado) 3,5 mm e um cabo microUSB (que serve para carregar o aparelho também).

A caixa do Galaxy segue o padrão da Samsung

Já o Dext veio em uma caixa com formato bem parecido com a do iPhone (retangular e minimalista), com conteúdo mínimo também: um fone de ouvido convencional 3,5 mm com microfone (daqueles fones com espuminha), cartão de memória de 2 GB, um cabo microUSB e um carregador de tomada (plugue o cabo USB o carregador e pronto).

dext_caixa

As configurações de hardware são muito parecidas entre os dois aparelhos: processador Qualcomm de 528 MHz (modelo MSM7201A no Dext e MSM7200A no Galaxy), telas touchscreen capacitivas (3,2″ no Galaxy, 3,1″ no Dext), ambas com resolução de 320 x 480 – só que a do Galaxy é AMOLED (mais brilhante e, no meu ponto de vista, com cores que puxam mais pro amarelo) e a do Dext, TFT convencional (especificações completas na Samsung e Motorola). Têm em comum as necessidades básicas exigidas pelo Android: 3G, Wi-Fi, Bluetooth, mais câmera de 5 megapixels (em ambos), mas só o Galaxy tem flash (LED, dispensável).

No armazenamento interno, as coisas são distintas: Galaxy vem com 8 GB internos, Dext com 2 GB no cartão microSD (e nem pense em usar o aparelho sem o cartão: não dá para tirar fotos…)

abertos

E, claro, o design é bem distinto: o Galaxy é uma barrinha fina (115,4 x 57 x 12,5 mm, 116 gramas) que cabe no bolso sem problemas; o Dext é um slider mais grosso e pesado por conta do teclado QWERTY integrado (114 x 58 x 15,6 mm, 163 gramas).

sanduíche de galaxy e dext

Ainda nos detalhes de design: ambos têm controle de volume na lateral esquerda (o Dext tem uma travinha que liga o modo silencioso – algo comum nos Motorola – e a entrada microUSB):

galaxy_lado2dext_lado

No lado direito ficam o disparador da câmera e a trava de tela (no Dext ela serve também para ligar/desligar o aparelho):

galaxy_direitodext_direito

E em cima, o fone de ouvido 3,5 mm (e o microUSB do Galaxy):

galaxy_cimadext_cima

O Dext tem uma frescura de detalhe inspirada numa certa linha de notebooks com uma maçã iluminada atrás da tela:

detalhe_blur

Ah, sim, faltou a clássica foto pornografia nerd dos aparelhos sem a bateria – que precisa ser removida para colocar o SIM card da operadora. No Galaxy é mais fácil inserir o SIM Card, e a bateria sai mais rápido – note o slot vazio para o cartão de memória (opcional):

galaxy_bateria

Já no Dext, que segue a escola Nokia 5800 de modos bizarros de inserir o SIM Card (ainda que com menos passos): puxe a lingueta, remova a bateria, abra a pequena trava que segura o SIM card, insira o cartão (e o microSD de 2 GB está lá):

dext_bateria

Primeiras impressões

Depois da introdução ao hardware dos andróides, finalmente tive tempo de mexer direito em um celular com o sistema da Open Handset Alliance.

Minha primeira pergunta foi: “Onde fecha o aplicativo” e o caríssimo Cesar Cardoso, do Pinguins Móveis, me respondeu via Twitter: não fecha! (curiosamente, o navegador do Dext tem uma opção para fechar o aplicativo, mas o do Galaxy não).

Telas iniciais: o Galaxy vem com a configuração “pé-de-boi” do Android 1.5, sem nenhum aplicativo/interface criado pela Samsung – tem 3 telas iniciais, fáceis de configurar (veio um atalho para Orkut, mas era apenas um link inexistente para o site da Tim).

O Dext vem com o MotoBlur (serviço que se integra com mega facilidade a redes sociais e vai me criar um problemão de gerenciamento de contatos em breve) – coloque seu email, crie a conta e pronto: escolha entre Twitter, Facebook, MySpace, Google, Last.FM, E-mail, sincronização corporativa, Picasa, Photobucket e um tal iClaro – já que o aparelho será lançado primeiro por essa operadora). Mensagens enviadas para essas contas aparecem em widgets na tela principal (são cinco disponíveis) e os contatos se integram, com foto, à sua agenda (mais sobre o Blur em outro momento).

Ah, o Google: nunca, na minha vida, configurei meu e-mail num smartphone de jeito tão fácil como num Android. Coloquei meu endereço, senha e pronto: todos os serviços do Google estavam configurados sem dor nem cliques adicionais.

Android Market: a partir do momento que uma loja de aplicativos tem programas de flatulência ela pode ser levada a sério (tô brincando…). E como ocorre na App Store, são vários tipos de puns disponíveis (mas acho que a App Store ainda ganha nesse quesito).

O que eu baixei? Facebook (com um incrível atalho para todos os telefones dos contatos que forneceram essa informação), Pixelpipe (para uploads pro Flickr), Foursquare (mmm, não sabe o que é? Demorou!), NetCounter (pra medir o volume de dados baixado – separa por 3G/Edge e Wi-Fi e totaliza uso diário e geral), dois clientes de Twitter (o excelente Seesmic e o Twitdroid), Layar (pra realidade aumentada), um espanta-mosquitos (Ultra-Sound) e outras bobagens (Metal Detector e sons do Stewie, do Family Guy, e do Charlie The Unicorn). Procuro um aplicativo para capturar telas do sistema (alguém tem sugestões). Ah sim, o Dext veio com dois games instalados (Assassins Creed e Brain Challenge) e um de escritório (QuickOffice)

Despertador: não uso mais rádio-relógio, só celular para acordar. Os Nokia (5800 e N97) usam o acelerômetro para colocar o despertador em modo soneca e me deixar dormir por mais 15 minutos (antes uma soneca de 15 que duas de 9, certo?). No primeiro dia (sábado), o Galaxy me assustou, e eu nem podia ficar sem fazer nada na cama. Não usei no domingo, e coloquei em prática na segunda (acordei com o Dext com outro toque, e minha conclusão é: preciso experimentar outros dias). A observar.

Câmera: os dois têm câmeras de 5 megapixels, aparentemente iguais. Exemplos do Dext e do Galaxy nada sensacionais – a conferir também. Como eu disse antes, o Galaxy tem um flash LED que, na minha modesta opinião, não ajuda pra muita coisa.

Wi-Fi: não sou o maior especialista em redes sem fio do mundo, mas meu padrão de comparação para Wi-Fi é a minha casa: roteador padrão N no andar de cima, e eu fico metade (ou mais) do dia na sala, na frente da TV. O MacBook mostra sinal cheio pro Wi-Fi, o iPod touch mostra sinal médio e tanto o Dext quanto o Galaxy me dizem que o sinal é razoável.

Ah, a interface: quando migrei do Nokia N95 pro 5800 tive que reaprender onde estavam algumas coisas. No Android, não é diferente: nas telas iniciais, dá pra colocar tudo o que quiser (e couber no espaço) – e lembre que no iPhone são infinitas telas iniciais (aqui, o limite são 5 no Dext).

Tem ainda o menu principal (com todos os aplicativos), o atalho para configurações/papel de parede/novos itens nas telas iniciais (no Galaxy, botão esquerdo acima do “discar”; no Dext, botão com os quadradinhos à esquerda) e uma área para notificações no topo da tela (avisa novas mensagens, ligações perdidas e novas atividades em aplicativos que acessam dados, como o Seesmic ou o próprio MotoBlur, por exemplo).

Bateria: ainda em testes, mas é uma encrenca (como no iPhone, daquelas que acabam quando você nem espera). No final de semana deixei os dois aparelhos com o mínimo de brilho na tela, Galaxy com EDGE apenas, Dext com 3G. Galaxy aguentou a viagem na ida e na volta (1,5 hora), Dext serviu para brincar na noite de sábado e manhã de domingo (e fez birra pra recarregar no 220V, não sei o motivo).

Hoje, segunda, recarreguei o Dext e deixei o dia todo com 3G ativo e serviço MotoBlur ligado, puxando atualizações (Seesmic também, mas não os serviços do Google em geral). Fiz três uploads de foto pro Flickr, acessei duas vezes o Gmail. Tirei da tomada umas 9h30, às 17h30 já estava pedindo recarga com 15% apenas restantes. Farei o mesmo com o Galaxy (que tem serviços de atualização menos neuróticos que o Blur ;)).

Consumo de dados: no Dext, segundo o NetCounter, com MotoBlur ligado (e uploads pro Flickr e vendo e-mails e Twitter): 7,26 MB. Sim, Android come seu plano de dados com farinha no café da manhã, e o MotoBlur vai ajudar nisso (dá para desabilitar o recurso ou deixar atualizando apenas por Wi-Fi). Nem pense em ter qualquer Android sem um plano de dados decente (tenho um de 250 MB e já estou preocupado com a próxima fatura).

Um porém: o Dext esquenta de maneira estranha. E não é na bateria, é na área abaixo dela na parte de trás do aparelho (o que tem ali? antenas? chipsets? não sei!), perto do SIM Card e do cartão de memória.

Outro porém: o design metálico do Dext é lindo. Mas tenho impressão de que, com o tempo, as delicadas teclas frontais em relevo na frente do aparelho podem vir a desgastar/rachar (se você tem uma máquina de lavar “digital”, sem controles manuais, só com botões, sabe do que estou falando). O design do Galaxy segue a escola genérica dos Samsung (vide o Jet, bem parecido)

E mais um porém: o Galaxy tem um widget de busca do Google (o que é lógico). Mas o Dext tem um do… Yahoo!, o que não faz o menor sentido. Não entendi o motivo e até agora não descobri se dá para mudar.

Qual o melhor? Não sei, estou testando ainda. O estilo “frente única” do Galaxy me interessa mais, por ocupar menos espaço no bolso (iPhone feelings), e a tela AMOLED é mais brilhante (e a bateria me parece um tantinho melhor). O teclado do Dext ajuda na produtividade (e para trocar mensagens, foco principal do aparelho), mas deixa o aparelho mais parrudo – nada tão grande como um N97 -, entretanto, e o serviço MotoBlur é bem interessante para diferenciar um Android do outro.

(Pergunta para a Motorola: quando sai um RAZR-clone touchscreen candybar fino, sem teclado com Android? CES está chegando!)

Fato 1: se sua vida vive em torno dos serviços Google, o Android a torna bem mais fácil de levar no bolso.

Fato 2: minha agenda do celular precisa ser reorganizada. E o Android vai me ajudar nisso, com integração com Facebook e contatos do Gmail. E, quem sabe, passo a usar o calendário de forma organizada pela quarta vez na vida antes de me perder de novo…

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Passos bem longos hein? Bom pra começar, só fiquei um pouco pra baixo com a bateria :/ eu levo o conceito de mobilidade à sério demais talvez, e a bateria é um problema de muitos dos smartphones. Mas no sábado tive a oportunidade de ver de perto um Motorola Dext e tive a impressão de ele ser um pouquinho grande.

    A dúvida que não quer me deixar é: podemos desligar totalmente as conectividades (3G e WiFi) dos dois Android né?

    [off]O mais engraçado foi ouvir o que a vendedora estava dizendo: "Esse é o que há de mais moderno no setor de smartphones, e blá blá…". Porque todos os vendedores sempre vêm com esse papo de mais moderno? Eu sempre caio na risada depois de escutar tal coisa :P[/off]

  • sim, dá pra desligar tudo e só sincronizar o Blur com wi-fi, por exemplo (aí fica um alerta mala dizendo que não foi sincronizado…). e pra economizar ainda mais, desligue o 3G e use EDGE 😉

  • e o galaxy lite, falaram tanto que só ia ser lançado aqui no Brasil, e ainda nao apareceu pra comprar

  • Luis

    E a navegação? Pelos sites normais e pelos sites do google para celular, como gmail e o reader? Podemos comparar ao iphone?

  • Quer saber o porque ele esquenta (Dext), de uma lida no artigo.

    http://www.phonewreck.com/2009/11/12/motorola-dro

    [ ]´s

    Edu Lima

  • O segredo da bateria do Android é fácil e um pouco contraditório.
    Fácil porque é só fazer dois passos. Primeiro desligar tudo dele, wifi, 3g, edge, bluetooth. Segundo passo é ir em configurações no menu dele e procurar uma opção lá que é tipo gerenciar dispositivos para economizar bateria. Eu me esqueci o nome em inglês. Essa opção realmente economiza muita bateria.
    Agora, também é contraditório. Pq? Porque é muito legal ficar mechendo no bixo via wifi. E quanto mais se mexe nele com wifi/dados/3g, mais bateria gasta.

  • Eu tenho o HTC Dream e andar com um celular parrudo e pesando 150g é complicado. Por incrivel que pareça.
    Eu to atrás do Galaxy ou Behold 2 pra ter 100g, mais bateria e ter um android mais fino.

  • Magno

    Faltou analisar o funcionamento deles como modem w-fi. As operadoras desabilitaram essa função no iPhone aqui no Brasil, enquanto que ela está disponível para diversos modelos de aparelhos, entre eles o Galaxy.

  • Fabio Barros

    Excelente post.

    Quando puder, fale mais sobre os aplicativos de escritorio disponívels no Android Market. Eu tô pensando em comprar um Galaxy, mas tenho receio de encontrar poucos aplicativos e ter muita dor de cabeça com configuração.

  • Não têm programa para capturar tela do Android, você só consegue fazer isso instalando o SDK no PC, rodar um programa (que não me lembro o nome) e ligar o celular via cabo USB.

  • Thiago Azevedo

    Comprei o meu (DEXT) terça-feira e ainda estou efetuando umas configurações.. tenho um HTC Google G1 e algumas cosias são diferentes (mudaram de lugar), gostaria de saber onde desativo o 3g e deixo o EDGE? outra coisa, você testou bluetooth do DEXT? ele efetua envio de dados (foto, mp3, …) pelo BT? eu tentei enviar pra um Moto Q e não consegui, vou tentar com outro celular depois.. Sei que o HTC Google G1 é limitado apenas para Headset.. será que o DEXT tb é??

    • Thiago
      nas configurações tem uma opção de Rede que vc alterna entre 3G e EDGE (qquer coisa busque por um widget que te leva direto pra la no Android Market). Nunca uso bluetooth pra nada, mas vou tentar.

  • jose luiz

    …realmente se a vida é google..o android resolveu!
    mas o galaxy não trava a tela. se usar o botão lateral de trava qualquer toque em uma das teclas ele "acorda" e ai ..funciona pra valer dentro da bolsa, no bolso, no carro.. como fazer pra esse bicho não ter vida própria?
    detalhe: ja tentei de tudo pelos aplicativos e não achei como travar tela e teclas qdo não estiver usando..

    • o galaxy trava sim – e tanto que o botãozinho lateral nem sempre funciona direito. Vá ao menu Configurações | Segurançå e localização – ali tem uma opção pra consertar isso

      • jose luiz

        ok.. não podemos usar o padrão de bloqueio de desenho de tela,não funcionará. temos que travar apenas no botão lateral. mas ao fazer ligações, nem sempre a tela ficará bloqueada automaticamente. Tem 2 soluções: desligar e religar o aparelho a cada ligação e, se persistir, tire a bateria e recoloque.. fácil! para uma tecnologia tão "top"..ficar ligando e religando o aparelho a cada ligação recebida ou feita…

  • littlebill

    Gente, tenho um Galaxy e não quero ser desanimador mas, o Android está na versão 2.0 e em breve 2.1, e a Samsung não parece querer liberar atualização nem pra versão 1.6, o que já permitiria o uso do Google Maps Navigation. A bateria de fato não segura a onda e pensem bem pra não se decepcionarem. O Galaxy usa Android puro não há motivos pra segurarem a atualização.

  • Thiago Azevedo

    Meu Moto DexThi está na versão 1.5! Tem como atualizar ele não? Como o LittleBill disse, o Android já está na versão 2.0!!!!

  • Como vocês fizeram pro Motoblur sincronizar apenas via WIFI? Naum consegui localizar essa opção. Abs.

    • configurações | conexão de dados | Modo de conexão MotoBlur | somente Wi-Fi

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Milestone encontra os Goggles do Google()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Dell Mini 3ix: caro, Claro, caro (o iPhone da Oi também)()

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Review: Motorola Dext com MotoBlur()

  • Renato

    comprei um galaxy e não consigo configurar o wap com a oi 3G,
    como faço

  • Renato

    comprei um galaxy e não consigo configurar o wap com a oi 3G,

  • Erika

    Olá, baixei o NetCounter, mas só aparece o consumo de 3G, o wifi está sempre zerado. Tentei algumas configurações, mas não consegui nada. Tem alguma dica?
    Obrigada

    • erika, o mesmo acontece aqui no dext e no milestone. mexi nas configurações, o programa parece com problemas mesmo. de qquer modo, o mais importante – a medição de dados no 3G – está garantida.

    • josé

      eu tenho o mesmo problemas com o meu aparelho…

  • thiago

    estou em dúvida em qual aparelho comprar, e queria a opinião de vcs sobre qual é o melhor: motorola milestone,samsung jét ou o galaxy??

  • milestone, sem dúvida, se seu bolso permitir. jet não é smartphone. galaxy é legal pelo design.

  • thiago

    aí vlw pela dica

  • @anapatricias

    EXCELENTE Post.. Comprei o meu MOTO Dext Blur há somente 1 semana e olha..este negócio vicia e muito!! E aí aparecem 2 preocupações: qto estou gastando de dados e qto tempo esta bateria vai durar?!__Eu comprei um pacote de 250 MB.. vamos ver se vai dar p/um mês. A dica é desativar a sincronicação automática com o Google.. entre outros apps. O que já ajuda a diminuir o consumo da bateria.. (qdo quiser usar, é só atualizar!) Já qto desativar a conexão 3G, optei por não. Isso é mto legal! E vc poder atualizar o seu status em todas as redes sociais, s/problema c/conexão. É o máximo! Já baixei o NetCounter.. espero que funcione bem pois p/este primeiro mês de uso, precisarei. Valeu!! Já está nos meus favoritos!

  • SILVANA

    POR FAVOR, ME AJUDEM A DESATIVAR O 3G DO MEU SAMSUNG GALAXY!
    OBRIGADA!

  • danilo

    Ola comprei um galaxy lite e na loja da vivo (onde comprei) o vendedor usou ele como modem no meu not e deixou tudo instalado certinho mas agora não to conseguindo mais acessar… me ajudem preciso muito alguem poderia me dar essa informação um pouco detalhada.

    danilovargens@yahoo.com.br

  • JOAO CARLOS

    Pessoal me ajudem, comprei o Galaxy da sansung, como eu desligo a internet deste celular, como???? fica conectado dia todo minha conta esta nas alturas, rsrsrs, sou meio lerdo eu sei ,mas ja reli o manual 500 vezes e nao fala nada, se alguem souber me ensian , por favor, mas use linguagem para leigos, nao sei mexer nesse aparelho, acho que vou na loja ver se troco. obrigado

    • baixa no Android Market um aplicativo chamado APN Droid. ele desliga seu 3G e demais conexões.

      • JOAO CARLOS

        vALEU CARA, JA ADD O APLICATICO É FANTASTICO, COMO DISSE SOU LEIGO COM ESTE ADROID, RSRSRS, VOU SEMPRE DAR UMA OLHADA AKI PRA APRENDER COM VCS , VLW MESMO

  • JOAO CARLOS

    Aproveitando, ttem como usar o msn no galaxy, liguei na vivo falaram que nao este aplicativo, vcs conhecem algum que eu possa baixar, vlw..

    • usa o Nimbuzz: tem MSN, Skype e outros mensageiros integrados

  • Thiago

    ola, comprei um galaxy essa semana e estou meio preocupado depois que comecei a ler os comentarios sobre esse aparelho. eu n consigo bloquear a tela e gostaria de saber se ha alguma forma de fazer isso. eu li a respeito sobre um finalizador do discador que resolve esse problema, mas n encontro esse programa pra baixar. em relacao ao consumo de dados, eu gostaria de saber como eh que eu configuro pra que ele consuma dados apenas por wi-fi.
    obrigado!

  • César

    Boa tarde!

    Ótimo post mesmo. Comprei meu Dext faz alguns meses, a primeira vista fiquei chocado, pois meu celular não parava de reiniciar. Voltei a loja e o aparelho foi trocado de imediato. Então me apaixonei.
    No entanto, esse amor durou pouco, recentemente meu aparelho começou a reiniciar quando se utiliza o 3g, verifiquei que diversos usuários tiveram o mesmo problema. A questão é que o aparelho realmente é ótimo, e poucos descobriram uma solução realmente adequada, ao invés de somente trocar o produto. Como minha garantia já encerrou, estou atrás de alguma solução, afinal se o aquecimento se dá por causa do 3g, o que causa a reinicialização do aparelho, acredito que talvez via software seja possível corrigir o problema.

    Abraços

  • Lucila

    Me ajudem … meu DEXT apaga qdo carregado, aquece e apaga qdo em funções, além de qdo liga após desligar sozinho, trava no logo da Motorola e só consigo ligar ele após retirar e colocar a bateria novamente … tenho ele a alguns meses e com certeza a motorola não vai querer trocar. O que fazer

    • mnagano

      Se você tem ele a tão pouco tempo, por que não enviar para a assistência técnica?

  • oi por favor sera que vc pode me explicar como eu desbloqueio a tela do samsung galaxy igual esse seu que estar postado no seu Blog.olha eu não tenho conta no Gmail, nem documento desse aparelho pois foi ganhado , estava funcionando bem mais vc sabe ninguém pode ver algo diferente ne, foram fuça a onde não é da conta e acabaram bloqueando , vc sabe como eu resolvo esse problema. ficarei agradecido.. meu imai é vig9mm@hotmail.com / meu blog é brisanoticias.blogspot.com

  • alex brisa

    oi por favor eu tenho um samsung galaxy e ele estar com a tela bloqueada, pois estava funcionando normal, só foi furarem nele e pronto travo a tela . vc sabe como eu destravo essa tela. eu não tenho o documento dele foi ganhado. estava funcionando normal,,,,me ajuda ia o , por favor ok meu email vig9mm@hotmail.com….