ZTOP+ZUMO 10 anos!

Destaques do keynote (ou coisas bacanas que Gates disse)

– o tema do keynote foi Connected Experiences.
– em 2006, foram tiradas mais de 2 bilhões de fotos digitais.
– mudanças em curso na tecnologia se tornaram padrão: telas de alta definição, câmeras com resoluções altas, placas de ví­deo incrí­veis, novos processadores, aumento no espaço de storage.
– além de unir hardware e software, sistemas como o Vista e o Office 2007 precisam cada vez mais de serviços, tudo sempre conectado.
– adendo ao Vista sensacional (porém totalmente desconcentrador): Dream Scene, para colocar animações e ví­deos como fundo de tela do desktop. Faltam 22 dias para o lançamento do Vista (agora, 21).
– novos designs de PCs para o Vista: HP TouchSmart PC, Toshiba Portege R400, Sony Vaio VGX-TP1, Medion UMPC. (nota do editor: coisas que nunca devem chegar ao Brasil…). Novo software: Windows Home Center que, com hardware (inicialmente da HP) vai permitir ter terabytes em uma central de mí­dia em casa.
GAMES
Não foi o Gates que disse, mas vale registrar. Palavras de Robbie Bach, presidente de entretenimento da Microsoft (ou algo parecido):

– PCs com Windows são a principal plataforma de games no mundo hoje, com 200 milhões (pelo menos) de máquinas.
– Xbox 360 ainda é a segunda plataforma, 10,4 milhões de consoles já vendidos em 37 paí­ses. São 160 tí­tulos prontos para alta definição, esse número deve dobrar até o fim de 2007. Ainda nos números, já foram vendidas mundialmente 2,7 milhões de cópias de Gears of War. Teve uma amostra em ví­deo do Halo 3 – em um telão de alta definição, é impressionante.
– A Microsoft define a Xbox Live como uma rede social… na TV, com mais de 5 milhões de membros e em expansão. Vai ter integração com alguns tí­tulos do Windows Vista, para que os jogadores em distintas plataformas joguem o mesmo tí­tulo online (como Shadowrun e Halo 2).

DESTAQUES DE HOJE, 8 DE JANEIRO, NA CES

Hoje fico por conta do keynote do CEO da Nokia, o sr. Olli-Pekka Kallasvuo. A Nokia vai anunciar algumas novidades, pretendo fazer ví­deos assim que puder (em resumo, N76 é um dispositivo RAZR-killer, o N93i é uma versão turbinada do modelo de 3,2 megapixels que alimenta as fotos deste blog na CES e o N800 é o novo tablet de internet da Nokia.

E a feira propriamente dita começa hoje, então vai ter bastante coisa para ver. Fique ligado.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Oi Henrique,

    Estava ouvindo o twit dessa semana e fico pensando na loucura que deve ser a CES.. Por mais que goste de tec… , não sei se encararia por prazer.. Profissionalmente é outra coisas é claro.. ;^)

    Boa feira,

  • alessandro santos

    ELE SABE O QUE FALA AFINAL E UM DOS CARAS MAS ENTENDIDO DE INFORMATICA NO MUNDO DA ATUALIDADE.

  • Citando eles:

    “- em 2006, foram tiradas mais de 2 bilhões de fotos digitais.”

    Como diabos eles chegam nesses números? Nem eu sei quantas EU tirei nesse ano, mas pelo contador da câmera passaram das duas mil.

    “- Xbox 360 ainda é a segunda plataforma, 10,4 milhões de consoles já vendidos em 37 países.”

    Lembrando que o Xbox 360 está à venda oficialmente aqui no Brasil, embora por um precinho não muito convidativo (R$ 2.999,00). Pelo menos estão se esforçando em tropicalizar o produto: o jogo Viva Piñata (www.vivapinata.com), da Rare, tem texto e dublagem em português, e parece ser boa diversão para a criançada.

Próximo post:

Post anterior: