ZTOP+ZUMO 10 anos!

Gadget do dia: Desodorizante de sapatos MS-DS100 da Panasonic

Dispositivo utiliza tecnologia “nanoe-X” que gera 10 vezes mais hidroxila (OH) para remover odores desagradáveis de sapatos.

A Panasonic do Japão anunciou o lançamento do MS-DS100 um novo aparelho elétrico que promete remover odores desagradáveis de sapatos de forma simples e efetiva.

O seu funcionamento baseia-se no nanoe (ナノイou nano-sized electrostatic) uma tecnologia criada pela empresa em 2001 (e comercializada a partir de 2003) e que emite nano-partículas de vapor ionizadas que eliminam do ar diversos tipos de impurezas como cheiros, fumaça de cigarro, pólem e até alguns microrganismos que se propagam pelo ar, funcionando assim como uma espécie de purificador de ambientes.

Só que no caso desse produto, a Panasonic adota uma nova versão mais potente batizada de nanoe-X (ナノイ-X) que, segundo a empresa, gera 10 vezes mais hidroxila (OH) do que o seu antecessor:

O curioso é que esses purificadores de ar com tecnologia de íons nunca emplacou por aqui — mas é muito popular lá na terra dos nipões e arredores — sendo muito usada em tudo quanto é aparelho eletro-eletrônico que vai de purificadores de ar, passando por humidificadores, aparelhos de ar condicionadoequipamentos de beleza, luminárias e até televisores!

No Brasil o exemplo mais curioso foi o do monitor Samsung SyncMaster 796MB+ cujo tubo de imagem (quando aquecido) produzia íons negativos e radiações FIR (Far Infrared Ray) que, segundo a empresa ajudaria a limpar o ar. E para completar sua tela anti-reflexiva recebeu tratamento à base de TiO2 e Silver Nano, elementos que produzem um efeito antibactericida.

Talvez o purificador mais bem sucedido por aqui foi o notório Sterilairinventado pelo brasileiro Alinthor Fiorenzano Júnior em 1983 e popularizado pela Yashica do Brasil. Seu funcionamento porém, nada tem a ver com geração de íons.

Mas voltando ao que nos interessa, utilizar o Nanoe para desodorizar calçados faz todo o sentido, já que uma das causas mais comuns dos odores de sapatos desagradáveis é a presença e acúmulo do ácido isovalérico, uma substância mal-cheirosa produzida pelo suor dos pés e por bactérias.

Dai o que o MS-DS100 faz é gerar partículas de íons numa quantidade suficiente para dissolver e eliminar todos os odores do calçado.

Quando ele é colocado nos sapatos e ligado, o “nanoe X” é gerado e se espalha a partir de seis saídas para todos os cantos dos sapatos, para remover odores em todo o seu interior do salto aos dedos:

Segundo a Panasonic, o MS-DS100 possui dois modos de operação: O chamado “modo normal” cujo ciclo de desodorização leva em torno de ~5 horas e o “modo longo” que dura ~7 horas e deve ser usado para remover odores mais difíceis.

Curiosamente, esse produto pode ser alimentado com uma bateria de emergência de celular (que não acompanha o produto) e usá-lo em locais onde não existe uma tomada por perto:

Além do adaptador de tomada e do cabo de alimentação, também acompanha o MS-DS100 uma base que permite que o produto possa ser guardado na área de entrada ou no armário de sapatos:

O produto mede 17,0 × 24,6 x 9,2 cm (LxAxP) 480 gramas de peso e consome apenas 2,9 watts. A previsão é que ele chegue no mercado japonês no dia 20 de setembro de 2018.

A Panasonic ainda não divulgou o seu preço sugerido para o usuário final, mas o Amazon.co.jp já colocou o produto em pré-venda pela bagatela de 21.385 ienes (~R$ 759).

Mais informações aqui.

Ainda em tempo:

Para quem não sabe, a Panasonic também já comercializa um desodorizador de roupas na forma de cabide modelo MS-DH210 também com tecnologia nanoe-X:

 

 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.