ZTOP+ZUMO 10 anos!

Desafiando a gravidade com o Classmate PC Tablet

classmate_tablet_acelerometro

Intel Editor’s Day 2009 — Uma das curiosidades do hardware de novo Classmate PC Tablet é o fato dele vir equipado com um acelerômetro interno, que pode ser utilizado, por exemplo, para que a sua tela gire automaticamente de acordo com o modo que ele está sendo segurado. A boa notícia porém é que a Intel decidiu criar e liberar o SDK desse recurso de modo que os desenvolvedores de software possam cirar suas próprias aplicações. E pelo pouco que vimos, o céu é o limite.

No final das apresentações do dia, corremos atrás de Alan Markham e perguntamos se ele tinha alguma demonstração de como esse acelerômetro poderia ser usado e de bate pronto, ele nos mostrou essa aplicação que já faz parte do pacote de programas do novo Classmate PC:

Alan nos explicou é que esse recurso foi bolado bela equipe brasileira, sendo que um dos maiores defensores dessa idéia foi Rogério de Paula, antropólogo da Intel Brasil. Outra recomendação da equipe local era que o SDK desse recurso fosse liberado para os desenvolvedores, de modo que novas aplicações possam ser criadas em cima dessa tecnologia.

Depois dessa demo, meu cofre de porquinho já está com seus dias contados… meados de outubro!

Link do vídeo aqui.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Felipe

    Seria legal se isso fosse alguma novidade!!

  • Alan

    O SW em questão foi desenvolvido para tirar proveito das novas características do produto com acelerometro, além disso o tablet permite desenhar, a camera integrada permite a inserção de fotos, tudo dentro da mesma interface, facilitando criação de experiências e interações fisicas pelo usuário final. Essa é uma grande novidade, pois se trata de um dispositivo para educação.

    O SDK mencionado, foi utilizado pelos desenvolvedores para criar a aplicação demonstrada, e não o experimento. Dessa forma as possibilidades são infinitas.

  • Pingback: Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência. » Prefeitura de SP quer Classmate PCs nas suas escolas em 36 meses()