ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Depois do IDF, vem aí­ o IBF!

Em outubro, acontece em São Paulo a primeira edição do IBF – Intel Business Forum – evento que substituirá a versão nacional do Intel Developer Forum.

O encontro está marcado para o próximo dia 17 de outubro, no Villa Noah de São Paulo e já conta com o patrocí­nio da Microsoft, da Unisys (platinum), da Positivo, da Sun (gold), da Digitron e da Itautec (silver). Além deles, a Kingston, a Oracle, a SAP e a VMware confirmaram presença.

Durante a última edição do IDF em São Paulo, já ouví­amos rumores de que a Intel estaria reduzindo a tour mundial do IDF em 2007, restando apenas as edições da China, de Taiwan e dos EUA.

O curioso é que, se não me engano, o IBF foi uma iniciativa bolada aqui na região, sendo que eventos com esse nome já aconteceram no ano passado em outros paí­ses da América Latina, como a Argentina.

No passado, a Intel chegou a ensaiar essa fórmula, criando um pequeno evento em separado voltado para o público de business em uma das edições do IDF de São Francisco – anos atrás – onde os participantes de um evento não se misturavam com os do outro.

Na época, numa conversa com David Dickstein, gerente de PR da Intel nos EUA, ele chegou a me dizer que estavam pensando em outras fórmulas, como criar algo como um “Business Day” dentro do IDF, mas isso nunca se concretizou.

Aliás, foi de Dickstein que ouvi pela primeira vez sobre a possibilidade de haver um IDF na América Latina.

Ele me perguntou – na minha opinião – onde seria o melhor local para o evento: México ou Brasil?

Para resumir minha longa resposta técnica, social-econômica e geopolí­tica, eu puxei a sardinha pro nosso lado.

Eu não sei se ajudei ou não, mas, de um jeito ou de outro, deu no que deu. :^)

Sob um certo ponto de vista, essa mudança de foco é bem interessante para o nosso mercado, já que ele se torna mais útil para o mercado corporativo, potencializando a realização de contatos entre as empresas e a geração de negócios.

A expectativa de público da Intel para o IBF é de cerca de 600 visitantes, entre pequenas, médias e grandes empresas, além de representantes das áreas de governo e de educação.

Atualização de última hora

By the way, a Intel abriu um canal no YouTube com o sugestivo nome Channel Intel onde algumas celebridades da empresa são entrevistadas no melhor estilo “ví­deo-caseiro”, sobre o que esperar do IDF 2007 em São Francisco.

Entre os já entrevistados estão Pat Gelsinger, que fala sobre sua paixão sobre tecnologia e faz um preview sobre sua apresentação no próximo IDF, e Justin Rattner, que fala sobre a realidade virtual na rede e na vida real, incluindo uma demo do que ele descreveu como uma cirurgia virtual – o que pode ser usado para treinar cirurgiões em modelos digitais ao invés da coisa real – e, obviamente, sobre o Teraflop Computer.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Prezados,

    Parabéns pela iniciativa!

    Agregar em um espaço tecnologia, opinião de qualidade e temas de ponta é um mérito para poucos.

    Será, com certeza, uma referência para os internautas interessados nas inovações do mundo digital.

    Abraços,

    Stelleo Tolda

    Diretor-Presidente

    MercadoLivre.com