Dell atualiza o XPS 13 para Intel “Comet Lake”

D

Novo XPS premium com tela de 13,3″ pula a nona geração de chips Core ix e vai direto para a décima anunciada em agosto deste ano.

Em agosto passado, a Intel anunciou oficialmente sua décima geração de processadores Intel Core ix (codinome “Comet Lake“) sendo que — na época — Ran Senderovitz, VP de Marketing de plataformas móveis da Intel, declarou que iria trazer o chip para o Brasil “o mais cedo possível” e, pelo visto, isso não era bravata de marketing.

Isso porque passados 71 dias daquela data fatídica, a Dell Brasil anunciou (30/10) a chegada da sua mais nova versão do notebook Dell XPS 13, agora equipado com processadores Intel Core i7 de décima geração

…o que não deixa de ser algo notável já que a plataforma já tinha sido atualizada em fevereiro deste ano e a lógica seria que um novo modelo só apareceria na próxima CES, apesar de que até lá o pessoal de Round Rock também pode lançar uma versão ainda melhor.

Em contrapartida, esse lançamento chega em boa hora para a Dell no Brasil a tempo de ser oferecido durante a Black Friday e é, claro, para o período de compras natalinas.

Doze processadores lógicos

No Brasil, o XPS 13 virá equipado com processador Intel Core i7-10710U “Comet Lake”, um chip hexacore com HT (= 12 threads) de 14 nm cuja frequência varia de 1,1 GHz (normal) até 4,7 GHz (modo turbo), 8 ou 16 GB de RAM (soldados na placa-mãe), 512 GB de SSD NVMe, tela de 13,3″ Full HD ou Ultra HD/4K (3.840 x 2.160 pixels) com interface sensível ao toque e Gorilla Glass 4. Já a sua aceleradora gráfica é a nova Intel UHD Graphics (GEN 11) com memória gráfica compartilhada.

Ele também conta com teclado retroiluminado, webcam com resoluçào HD (720p) de 2,25 mm com quatro microfones de matriz digital; compatível com Far Field Cortana e bateria e Bateria de 52 Wh e 4 células. O novo XPS 13 mede aproximadamente 30,2 x 1,16 x 19,9 cm (LxAxP) e peso inicial: 1,23 kg. O sistema operacional é o Windows 10 Home Single Language de 64 bits em Português (Brasil).

Com relação as suas portas de comunicação ele já vem equipado com WiFi 6 + Bluetooth 5.0 da Intel, um slot para trava de segurança padrão Wedge, duas portas Thunderbolt 3 com fornecimento de energia e DisplayPort (4 faixas de PCI Express de 3ª geração)…

… slot para cartão Micro SD, uma USB-C 3.1 com fornecimento de energia e DisplayPort e 1 entrada de headset.

Por se tratar essencialmente de uma atualização de plataforma, não é comum a empresa fazer alguma modificação significativa no design do produto, mas neste caso a Dell aproveitou a deixa para modificar o desenho da dobradiça da tela, o que faz com que — quando aberto — a parte de trás do portátil se apoie na base da tela, ficando ela levemente mais alta do que a mesa de trabalho, o que melhora a circulação de ar que entra por baixo do XPS 13 ajudando assim a manter a temperatura do portátil dentro de parâmetros ideais.

E onde plugo o pen drive?

Note que, em nome da menor espessura, esse portátil não conta com portas USB padrão A o que pode ser um incômodo (ou até mesmo um transtorno) para o usuário menos “sem fio” já que não é possível conectar acessórios como mouse, HD externo ou até mesmo um mísero pen drive. Em resumo, os usuários Windows finalmente chegaram à experiência completa da Apple: só USB-C no seu notebook.

Segundo o pessoal da Dell, o novo XPS 13 não virá com nenhum adaptador incluso (boo!), de modo que o ideal é que os interessados no XPS 13 também considerem a aquisição de algum acessório da Dell com porta USB-C como o adaptador móvel USB-C Dell DA300:

Athena Inside?

Durante a sessão de perguntas e respostas, questionamos se esse novo XPS 13 já seria compatível com o projeto Athena e a resposta curta é que não. Já a resposta longa é que por ser baseado no Comet Lake o XPS 13 já incorpora diversas tecnologias usadas no Athena só que o produto não foi submetido para o processo de certificação.

Mas quem sabe no futuro, né?

Disponibilidade e preço

O novo XPS 13 já pode ser encontrado na lojinha da empresa em versões pré configuradas com preços que começam a partir de R$ 10.999 ( 8 GB de RAM +tela Full HD sem touch) até R$ 14.398,00 (16 GB de RAM + tela Ultra HD/4K com touch e Gorilla Glass). 

Ainda em tempo

A Dell também anunciou ontem a chegada de uma nova versão do Dell Inspiron 13 também equipado com os novos chips da Intel de décima geração, o Dell Inspiron 13 7391

… equipado com processadores Intel Core i5 10210U de 1,6~4,2 GHZ ou Core i7 10510U de 1,8~4,9 GHz (ambos quadcore com HT), 8 GB de RAM e disco SSD de 256 GB ou 512 GB, aceleradora gráfica UHD Graphics (GEN 11) ou discreta NVIDIA GeForce MX250 com 2GB de memória GDDR5 dedicada tela de 13,3″ True Life Full HD e, ao contrário do XPS 13, ele ainda vem com uma porta USB 3.0 do tipo A.

Uma grande novidade dessa linha é que a Dell está introduzindo um novo gabinete na cor prata feita com liga de magnésio o que faz com que ele pese menos de 1 kg (ou mais exatamente 990 gramas).

A previsão é que esse novo modelo chegue ao mercado no na próxima terça feira, dia 5 de novembro, sendo que a Dell já revelou alguns preços:

Sobre o autor

Mário Nagano

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World.
Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

Disclaimer: o ZTOP+ZUMO tem links de afiliados com a Amazon e pode ser
remunerado caso você clique em links neste artigo e compre algo.

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos