em obras

Hands-on: Dell XPS 13 (2020)

A Dell mandou um XPS 13 da nova geração fabricada no Brasil para passar uns dias aqui em casa. Resolvi tirar umas fotos 🙂

Dell XPS 13 2020: especificações

Das três configurações disponíveis do XPS 13 2020 no Brasil, a Dell me enviou a mais avançada: tela touch 4K protegida com Gorilla Glass 6, processador Intel Core i7 (10a geração), 16 GB de RAM e 1TB de armazenamento. É um notebook compacto, confortável de usar e ainda um dos modelos com melhor design hoje. O fato de a Dell começar a fabricar o XPS 13 por aqui é um ótimo sinal de interesse da fabricante no mercado local.

O notebook conta ainda com porta Thunderbolt 3 (energizada) e DisplayPort, leitor de cartão microSD e entrada 3,5 mm para fone de ouvido/microfone. A webcam integrada no topo da tela tem resolução HD com microfone embutido. O XPS 13 tem uma bateria de 52Whr (com carregador de 45W) e suas dimensões são 295,7 x 198,7 x 14,8 mm (LxPxA) e pesa 1,27 kg.

A Dell diz que a bateria do XPS 13 com tela UHD/4K tem duração estimada em 12h13 usando apps de produtividade e até 8h27 vendo streaming no Netflix.

O novo Dell XPS 13 entra em pré-venda de 14 a 21 de julho, com bons extras inclusos no pacote (monitor, adaptador USB-C, 1 ano de suporte premium). A versão que recebi tem preço sugerido inicial de R$ 11.499, mas existem versões mais básicas com preço inicial de R$ 8.999.

Eu compraria um XPS 13? De olhos fechados. É leve, bonito e poderoso – mas isso tem seu alto preço. O fato de a fabricação local reduzir um pouco o preço do notebook premium no Brasil (até 30%, segundo a Dell) é um ponto positivo, mas ainda é um produto com a faixa de preço bem elevada.

Reviews do XPS 13 no exterior: Wired | The Verge | CNET

Abrindo a caixa

O Dell XPS 13 veio em uma caixa de transporte com alça…

…que ao ser aberta traz a caixa do produto:

Ao abri-la, vemos o XPS 13 em sua glória e esplendor.

Embaixo do notebook estão duas “tampas” que protegem cabos e trazem os manuais/guias.

Destaque para as baleias impressas no fundo da caixa: todo plástico usado na embalagem do XPS 13 foi retirado dos oceanos e reciclado. Recado simples e eficiente.

Além do notebook, a caixa traz a fonte de 45W e seu cabo extensor e um adaptador USB-C para USB 2.0.

O notebook

O XPS 13 tem a estrutura usinada em alumínio, o que dá uma sensação de solidez ao equipamento.

Detalhe para o logotipo da Dell em destaque. É a única parte brilhante da estrutura.

XPS 13 fechado: detalhe do entalhe para abrir a tampa.

Aqui, visto do lado direito:

Com a porta Thunderbolt 3/DisplayPort e o conector de headset 3,5 mm.

E aqui o lado esquerdo…

Com a outra porta ThunderBolt 3 e o leitor de cartões microSD.

Visto por trás, fechado, dá para perceber a atenção ao detalhe na construção do produto.

E embaixo, a marcação XPS, portas de ventilação, selos do Windows e da Anatel e muitos parafusos.

Dando boot pela primeira vez fora da fábrica:

Aberto, o XPS 13 é muito fino. Aqui visto pelo lado direito:

E pelo lado esquerdo:

Apesar da tela touch nessa configuração específica, o XPS 13 não é um notebook 2-em-1 com a tela que gira por completo. Esse é o maior ângulo que a tela vai para trás.

No topo da tela com bordas mínimas, a discreta (e quase invisível) webcam com um LED indicador de uso.

Por dentro, o teclado é retroiluminado…

… o botão liga-desliga, no canto direito, tem um leitor de impressões digitais integrado.

Como toda máquina com processador Intel, o clássico selo de identificação no chassi de fibra de carbono. O XPS 13 tem uma versão com acabamento em branco igualmente bonita, mas acredito que o acabamento escuro aparenta menos sujeira.

Aqui, o XPS 13, com o desktop do Windows 10. Note como as bordas são mínimas nas laterais e um pouco maior no topo e base. É uma excelente otimização de espaço e trabalho incrível de engenharia de produto.

Um detalhe do teclado:

E do enorme trackpad:

XPS 13: software

O notebook veio com Windows 10 de fábrica:

Como toda máquina da Dell, vem com um monte de apps pré-instalados…

… Incluindo o My Dell, que é uma central de gerenciamento do computador.

Dell XPS 13 2020: tela do app My Dell

E o Killer Control Center, um gerenciador de rede que me deu bronca porque meu roteador não é Wi-Fi 6 (calma, cara, tem tempo ainda :)).

Ainda na caixa

O Dell XPS 13 vem com um adaptador USB-C para USB 2.0. Acho incrível os notebooks modernos (alô Macbook!) virem com poucas portas em um minimalismo digital, mas isso faz com que você compre um penduricalho para expandir as portas. O adaptador que vem no XPS 13 já ajuda alguma coisa:

E o carregador de 45W, que se conecta a qualquer uma das portas ThunderBolt do XPS 13…

…e seu extensor de tomada.

Comparando tamanhos

Não é uma comparação justa: coloquei meu velho MacBook Pro 2015 de 13″ junto ao Dell XPS 13. Ambos com telas de 13 polegadas, olha a diferença de tamanho de um para o outro:

notebook dell xps 13 edição 2020
[Dell]

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin é o criador do ZTOP e da newsletter de tecnologia Interfaces. Já escreveu na PC World, PC Magazine, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo e criou o ZTOP em 2007, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC.

em obras

interfaces newsletter

+novos