ZTOP+ZUMO

Dell XPS 13: o notebook é a nova TV

[Ainda na CES 2018] Como sempre (e fetiche pessoal meu), o notebook Dell XPS 13 ganhou uma nova versão com algumas melhoria sdurante a CES 2013  e ideias interessantes da turma de Round Rock (válidas para outros produtos também) para dar uma cara nova ao modo que usamos o computador pessoal.

Fato é que o PC (independente do formato, notebook, 2 em 1 ou desktop) virou commodity após a ascensão do smartphone como reizinho da comunicação pessoal/entretenimento/trabalho móvel. Aproveitei a minha passagem pelo Yardbird (restaurante-QG da Dell na CES) e conversei rapidamente com Neil Hand, vice-presidente de estratégia de produto e inovação da Dell para tentar entender para onde esse mercado vai.

Comecei o papo perguntando onde está a inovação em PCs hoje. Neil Hand disse que existem dois caminhos para essa resposta: o primeiro é fazer seu notebook “valer mais a pena” com novos materiais, acabamento e sem perder a preocupação com a questão do preço e da performance. O segundo é que o modo de usar um PC mudou, e muito mais gente usa em casa, mas não do modo tradicional em uma mesa.

“Percebemos que as pessoas vêem menos TV e usam mais seus PCs”, disse Hand. Na prática, serviços de streaming fazem com que a gente consuma conteúdo na cama ou no sofá. “Um fabricante precisa adaptar o uso ao modo que o consumidor quer. Um notebook pode ser feito para não esquentar demais”, comentou.

Tanto que o XPS 13 (já à venda no Brasil por um pedaço do fígado e dois rins, mais ou menos) usa materiais para proteger o colo (ou a barriga) de quem o usa. O modelo continua com sua tradicional versão em preto com fibra de carbono, mas a Dell mostrou na CES a nova versão com acabamento em branco por dentro e “Rose Gold” (oi Apple!) por fora.

Mas não suja esse notebook branquinho? Não fica encardido?

A Dell diz que utiliza “uma camada de sílica cristalina sobre fibra de vidro” – o que dá um acabamento único e que evita manchas/sujeira conforme seu uso. Hand complementa dizendo que o isolamento térmico do XPS 13 foi melhorado, permitindo sua utilização sem se preocupar com o calor. “O XPS 13 já virou nosso produto icônico”, disse Hand.

Aproveitei o papo para perguntar por que a Dell ainda não mostrou nenhum produto “Always Connected” com processador Qualcomm Snapdragon – diferente dos seus concorrentes Asus, HP e Lenovo.

“Um notebook desses vem com a promessa de longa duração de bateria, portátil e de estar sempre conectado. Vemos que a demanda para algo sempre conectado é de 6% a 7% dos consumidores, o que não muda o cenário de forma drástica. Além disso, o mercado de LTE é basicamente europeu, então não vemos muito valor adicionado a esse produto”, comentou Neil Hand. “Um produto nosso como o XPS 13 tem duração de bateria de até 19 horas”, concluiu.

Fotos do Dell XPS 13

Bônus track

A linha 2018 da Dell (incluindo linhas XPS e Inspiron) se baseia em melhoria de tecnologias em três pilares: cor, som e streaming, em algo que a fabricante chama de “Dell Cinema”. Na prática, os modelos novos têm telas compatíveis com padrão HDR, melhor calibragem de som (WavesMaxx Audio Pro) e priorização de banda de internet para vídeo/streaming (deixando outras atividades em segundo plano, como sincronizar e-mails).

Aqui vemos uma demo de “Chef’s Table” da Netflix em um notebook com HDR desligado (à esquerda) e HDR ligado (à direita). Para a priorização de banda, a Dell usa uma solução da Smart Byte.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Cesar Cardoso 15/01/2018, 14:13

    “Um notebook desses (Always Connected) vem com a promessa de longa duração de bateria,
    portátil e de estar sempre conectado. Vemos que a demanda para algo
    sempre conectado é de 6% a 7% dos consumidores, o que não muda o cenário
    de forma drástica. Além disso, o mercado de LTE é basicamente europeu,
    então não vemos muito valor adicionado a esse produto”

    Se meu tradutor está correto, o cara da Dell quis dizer “Always Connected é um p*a trabalho pra vender pra meia-dúzia de três ou quatro em um continente específico”.

    • Henrique Martin 15/01/2018, 19:40

      excelente tradução!

  • Djalmir Messias 15/01/2018, 15:44

    Cara, como professor fico babando neste tipo de notebook. Mas gostaria muito que possuísse caneta stylus pra tomar notas, fazer cálculos, preparar aulas. A Lenovo tem um modelo assim, mas seria interessante ter isso em outras fabricantes.

    • Henrique Martin 15/01/2018, 19:40

      se não me engano, o XPS 15 (que não é vendido aqui…) vem com caneta stylus. e tem os da Samsung com caneta tb.

      • Djalmir Messias 15/01/2018, 22:53

        Quais da Samsung? Pensei que apenas o Lenovo vinha com caneta!

        • Diego Henrique 16/01/2018, 09:38

          O recém lançado Notebook 9 Pen.

          • Henrique Martin 16/01/2018, 10:00

            no Brasil, ele vai se chamar Samsung Style 2 em 1 (2018)

    • dflopes 16/01/2018, 22:45

      tem o Surfsce tb.
      Qualquer modelo Pro, a partir do 3, aimda dãobom caldo.
      Temos o Pro 1 aqui em casa, qje jádá sinais de cansaço – mas tem o bônus de usar a mesma caneta do Galaxy Note Tab (mais barata)

      • Djalmir Messias 16/01/2018, 23:07

        Pena que o Grosso desses modelos do vende lá fora.

  • dflopes 16/01/2018, 22:46

    what a machine!
    a vontade fica dividida entee ele e o Surface Pro