ZTOP+ZUMO

Dell: tablets com Windows 8 só para ver

Pode ver, mas não pode tocar. Os híbridos da Dell na IFA 2012 são assim – protegidos por um cubo de vidro, nem os demonstradores afirmam saber quais são as configurações da máquina. São dois modelos: XPS 10, com Windows RT, e XPS Duo 12, com Windows 8.

O que parece ser o mais cheio de recursos é o Dell XPS Duo 12. Ele segue o padrão usado pela fabricante texana no Inspiron Duo: é um notebook com a tela móvel em volta de uma estrutura de sustentação. Dá para usar como notebook e, virando a tela e fechando a máquina, como tablet. A Dell diz que o XPS Duo 12 (com tela de 12″, claro) se encaixa na definição de Ultrabook proposta pela Intel.

Update 01/09: falei com a Dell hoje e o XPS Duo 12 vai usar um processador Core i5 ou i7 – o que é BEM interessante para um tablet com tela de 12,5″.

Configurações informadas pela Dell: tela de alta definição, acabamento em alumínio e fibra de carbono e tela protegida por Gorilla Glass. Eram dois modelos em exposição: um ligado com a tela funcionando…

E um em uma base giratória:

O outro modelo é o Dell XPS 10:

O modelo usa processador ARM, logo roda Windows RT… e foi tudo isso que a Dell informou. Tem um teclado acoplado e tela de (supomos) 10″ sensível ao toque:

A Dell não informou quando esses tablets saem oficialmente nem o preço, mas dia 26 de outubro é o lançamento oficial do Windows 8, então…

 

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin