ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Dell apresenta tablet Venue 8 7000 com câmera 3D + refoco por zona

[IDF 2014] Mike Dell faz uma aparição especial  no evento da Intel para demonstrar o primeiro tablet do mundo equipado com a tecnologia Intel RealSense.

No fim do seu keynote de abertura do IDF 2014 na semana passada, Brian Krzanich CEO da Intel do nada apresentou para a platéia o que parecia ser o protótipo de um novo tablet de 8″ equipado com uma câmera com tecnologia Intel RealSense que utiliza um conjunto de três câmeras montadas na parte de trás do portátil que faz coisas bem mais interessantes do que simplesmente capturar imagens e vídeos.

Dell_venue_8_7000_krzanich

De fato, a grande sacada desse produto é a chamada tecnologia RealSense Snapshot que, além de capturar fotos, ela também registra informações de profundidade de campo que podem ser utilizadas depois no pós processamento da imagem, para gerar efeitos bem interessantes.

Dell_venue_8_7000_realsense_snapshot

Aqui um exemplo de aplicação de um filtro de efeito, cujo alcance do mesmo (do primeiro até o último plano da cena) pode ser determinado pelo usuário e em tempo real (estilo câmera Lytro):

Com a subida de Dell ao palco, Krzanich revelou que aquele produto não era um protótipo e sim um produto finalizado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

De fato ele literalmente “descascou” o produto revelando que, no seu interior existia um modelo leve e fino com apenas 6 mm de espessura e 310 gramas de peso — batizado de Dell Venue 8 7000 — que estava sendo apresentado pela primeira vez para o público em geral neste evento.

Dell_venue_8_7000_krzanich_mike

Mike Dell aproveitou a deixa para mostrar mais dois recursos bem interessantes do RealSense Snapshot, que são o seu sistema de refoco seletivo e o medidor de áreas e distâncias.

Nagano comenta: O que mais me impressionou esse vídeo é que ele foi usado pelo pessoal do The Verge para ilustrar uma matéria deles antes mesmo de nós termos escrito o nosso post. Não sei se rio ou se choro, brrrrr…

Durante o resto da semana, participamos de outras entrevistas e mesas redondas com os executivos da Intel de modo que pudemos ver o novo Venue 8 mais de perto:

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O conjunto possui um corpo em alumínio monobloco com as bordas da tela quase encostando das laterais do Venue. Note a curiosa posição da câmera e dos alto-falantes frontais que, na realidade, ficam na base e não no topo, já que só descobri depois que estava segurando o tablet de cabeça para baixo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

E dando uma olhadinha no selo colado na traseira do tablet, descobrimos algumas especificações técnicas do produto (codinome “Black Burn“). Por exemplo, ele vem equipado com uma tela OLED de 8,4” da Samsung, 32 GB de armazenamento interno,câmera de 8 MB com autofoco, Wi-FI 802.11 a/b/g/n.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Também aproveitei a deixa para perguntar para Chris Walker do grupo de tablets/comunicação móvel da Intel se ele sabia porque a Dell optou por também não colocar uma câmera Realsense na frente do tablet. Ele não tinha uma resposta oficial, mas ele acredita que isso seja por uma questão física, ou seja, não haver espaço para instalar uma câmera mais elaborada na frente do tablet. Outra teoria (mais provável) é que isso poderia encarecer demais o produto. Mais informações aqui.

Já em outra mega-sessão intitulada “Appy Hour with Hermann Eul” , Hermanm Eul VP de gerente geral do grupo de comunicações e mobilidade da Intel…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… apresentou algumas demos de programas desenvolvidos com o SDK do Realsense:

Eles podem até parecerem meio fúteis, mas mostram bem o potencial  dessa tecnologia.

Ainda em tempo:

Durante sua apresentação Hermann Eul convidou para subir ao palco Neil Hand VP do grupo de tablets da Dell falou um pouco sobre o Venue 8 e de um outro produto que eles também desenvolveram: O Dell Venue 10.

A primeira vista (ou mais exatamente, bem de longe na platéia) a impressão que tive era que se tratava de um clone do Yoga Tablet da Lenovo…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

… mas de fato tratava-se de um mini-note com tela de 10″ ..

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

cujo teclado pode ser destacado da tela como nos transformers da Asus. A grande sacada neste caso é que a conexão não é mecânica e sim magnética (uia!)  o que combina uma conexão bastante eficiente e um encaixe-desencaixe macio e preciso. Fora isso, a tela pode ser encaixada do contrário sobre o teclado, funcionando assim como um tablet. Para quem achava que os texanos da Dell não são bons em design, taí a prova em contrário. 😉

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A previsão é que o Venue 8 já chegue ao mercado entre os meses de setembro e outubro de 2014, enquanto que o Venue 10 chegue só no início de 1015.

 

Disclaimer: Mário Nagano viajou para Califórnia a convite da Intel, mas todas as opiniões e fotos bacanas são nossas. 

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • Incrivel esse pequeno tablet da Dell. Esse recurso de profundidade nas fotos ficaria incrivel em smartphones, pois sao eles que estao sempre presentes em nossos bolsos permitindo fazer fotos inusitadas. A espessura do gadget tambem me chamou a atencao!! Show de bola!

    • Henrique Martin

      smartphones Nokia da série Lumia com câmera Pureview (1020, 930, 1520) têm um app chamado ReFocus, que teoricamente faz isso (dá trabalho). E o novo LG G3 tb faz (e é muito rápido).

  • Prezados Henrique e Mario,
    Com o lançamento do T100ta pela Asus no Brasil, a Dell não tem pretensão de trazer oficialmente ao Brasil o Venue Pro?