ZTOP+ZUMO (tech, opinião, inteligência)

Dell: tablet Latitude XT ganha multitoque


(link para o ví­deo)

Naqueles momentos raros e incrí­veis na indústria de PCs, um fabricante – no caso, a Dell – vai liberar um baita recurso novo, bacana e gratuito para seus clientes atualizarem um produto – o tablet Latitude XT, que agora ganha a capacidade de multitoque em sua tela.

O multitoque dá três novas possibilidades de uso pro XT: rolagem (scroll) com dois dedos na tela, na vertical ou horizontal; zoom, ao tocar a tela com dois dedos e mover; e toque duplo programável – como abrir um programa ou botar o notebook em modo de espera.

O update será feito pelo site de suporte da Dell e, diz a fabricante, o donwload será liberado amanhã.

Nagano comenta: A liberação desse novo recurso é muito bem vinda já que ela tira proveito de uma curiosa caracterí­stica que, até onde eu saiba, é exclusiva do Latitude XT, ou seja, ele é o único Tablet PC do mercado com tela também sensí­vel ao toque.

Eu já tinha notado isso num hands on publicado aqui no Zumo, onde era possí­vel simular os movimentos de um mouse com o dedo (N-Trig). Confesso que, na época, não fiquei muito impressionado com esse recurso (o que até provocou a ira da Dell Brasil sobre minha cabeça). Mas com a liberação dessa nova ferramenta, a história é completamente outra.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • Emerson Kimura

    No mercado brasileiro há o HP tx2075 — sensível tanto ao toque da caneta quanto ao dos dedos. E, se eu não estou maluco, mesmo a linha anterior (tx1070) já aceitava ambos os toques — mas usava um passive digitizer, ou seja, não tinha sensibilidade à pressão.

    No resto do mundo há outros modelos que aceitam toque de dedos e caneta. O próprio Lenovo X61 Tablet PC tem essa opção. (No Brasil ele é vendido apenas na configuração com sensibilidade à caneta, não aos dedos — pelo menos era assim até alguns meses atrás, não sei se continua…)

  • Pingback:   Gadget multitoque do dia: HP TouchSmart tx2 by Zumo Blog: Tecnologia. Opinião. Inteligência.()