Dell Mini 3iX: um Android com pouca cara de Google

D

DELL_smart_intro

A Dell mostrou hoje à noite o seu smartphone Mini 3iX, que sai até o final deste mês pela Claro. A fabricante modificou bastante o sistema operacional Android utilizado (1.5 Cupcake) com direito a algumas surpresinhas: é um Android sem aplicativos do Google ou Android Market (!).

Percebi isso ao navegar pelas telas do Mini 3iX, e perguntei: cadê o Android Market? A informação foi confirmada por Scott Schillington, diretor de varejo da Dell para América Latina: sim, é Android, e sim, a Dell customizou o sistema do jeito que quis (afinal, é open source, na resposta oficial).

A ideia, no final das contas, é baixar aplicativos direto dos desenvolvedores (como a Last.FM, citada como exemplo pelo executivo) ou, meio óbvio, na lojinha de aplicativos da própria Claro (veja quantos ícones vermelhos em uma das telas iniciais). Os aparelhos em demonstração tinham aplicativos nativos de Twitter e Facebook, além de um chamado “Caixa Mágica” (que entendi rodar aplicativos Java – seria esse o segredo da loja de apps da Claro?) e editor de vídeos.

A interface do Mini 3iX me pareceu muito rápida (mesmo com uma tela capacitiva e, diz a companhia, capaz de multitoque). Achei esquisito o fato de ele não ter botões na parte frontal, só nas laterais (ei, pelo menos o iPhone tem UM botão na frente, né?). Ainda nas configurações: câmera de 3 megapixels com flash, autofoco e vídeo, tela de 3,5 polegadas, 3G, Wi-Fi, Bluetooth, entrada para cartões microSD.

Ah, sim, essa configuração é distinta da vendida na China, que não tem 3G nem Wi-Fi (e um design ligeiramente diferente, de acordo com Schillington).

Diz a Dell que o smartphone será vendido inicialmente pela Claro (não falaram nada sobre preços), mas que em uma segunda fase irá para o varejo e, em algum momento de 2010 (ainda no primeiro trimestre, possivelmente) chega ao site da empresa para venda direta.

Nagano comenta: Manhêêê… óia nois no Engadget e no Gizmodo!!!

Mais fotos da interface e de algumas configurações do Mini 3iX:

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

<span class="dsq-postid" data-dsqidentifier="19890 http://zumo.com.br/?p=19890">comentários</span>

  • Caramba… Sem os aplicativos do google e nem o Android Market é demais. Eu só compraria esse Dell mini se tivesse certeza, vendo no site do google android app, se tem como instalar externamente cada aplicativo que falta.

    Será que vai ser mais barato?

  • luis, cada vez mais viveremos num mundo controlado pelo poder das operadoras. operadora pediu, fabricante faz (lembra do infame caso do Bluetooth travado nos Motorola alguns anos atrás nos EUA?)

    • @Henrique
      (lembra do infame caso do Bluetooth travado nos Motorola alguns anos atrás nos EUA?)

      e da vivo no Brasil?

  • Ridiculo, é impressionante como as operadoras daqui não sabem fazer as coisas. E querem sempre sugar o maximo o dinheiro dos clientes. Querem lucrar agora com a venda de apps. Sacanagem isso.

  • As possibilidades de personalização são imensas, e no final as operadoras pagam por exclusividade (tanto do aparelho quanto em prender o usuário).
    Só tem um jeito de mudar isso, talvez não tenha sido por acaso as dificuldades da Motorola.

    O ruim é que Android (a marca/nome) está virando um "recurso" do tipo que o departamento de marketing usa na caixa, na propaganda.
    E se "Android" se tornar sinônimo da experiência Android com o Google, vai ser difícil explicar para os leigos essas implementações (mesma preocupação que eu tenho com o futuro do Sense e do Blur…). Mais ou menos o que aconteceu com a/o UIQ (que também era Symbian).

    • tks! problema é que a home do uol nunca chama o que a gente acha legal… na época q. testamos o celular pra velhinhos, ignoraram a gente solenemente!

      • Se não me engano, nessa hora tava esse post no Engadget e o do ZTE no UOL.

        Trabalhei em um afiliado deles e era terrível conseguir emplacar home. Tirando talvez quando uns colegas doidos acharam links de download antes do resto no chute…

  • A Motorola faz um Android com 256mb pra apps, A Dell faz um device sem o Market, só resta a HTC de bom mesmo, infelizmente o aparelho é vendido no Brasil a um preço alto, mas se eu for comprar um Android sem dúvida seria um HTC! Como falou-se ali acima, epic fail

    • Motorola droid tem 512MB para apps, e isso nao é problema, ja que só o binario é armazenado no telefone, os demais arquivos vao para a memoria SD, de 16GB.

  • então… sei o OS foi capado por causa da operadora… existe a chance (minima) que a versão do varejo e do site da Dell tenham Android Market (não custa sonhar) =)

  • bom… só n curti a falta do android market mas fora isso ta maneiro esse tijolo 🙂

    tem alguma forma de colocar o app da android market ou baixar os apps do google?

    ainda fico com o samsung galaxy…. o unico problema é ele ser android 1.5 e a historia de q a samsung NAO vai atualizar firmware… isso realmente quebraram as proprias pernas SE for verdade

  • Não dava pra esperar algo diferente da Claro. É uma operadora nada flexível e cujo foco nunca esteve nas necessidades dos clientes.

    Enfim, até o momento, IMHO, o Samsung Galaxy – ainda – é a melhor opção custo-benefício entre os Androids disponíveis oficialmente no Brasil.

    O único – provável – #fail vem do boato que a Samsung não está dando a mínima pro aparelho e não vai atualizar o firmware.

    Queira "deus", isto não aconteça, pois a versão do Android (1.5) que estão usando no Galaxy Latino – digo com conhecimento de causa – é um lixo de tão bugada.

  • Pra mim também não rola, cara! Como é que pode, todo mundo criando seus SOs Mobile, para ter aplicativos e tudo mais, aí vem a Dell e frustra mais uma vez, tirando o que talvez mais interesse no Android, o Market. E bota o da Claro? O que é a Claro para os desenvolvedores? E aposto que nem é aberto para todos desenvolverem apps… Enfim, mega fail e pronto.

  • O maior fail de todos, é o Google não ter pensado em atualizações em todos os sistemas operacionais, de maneira fácil, como a Apple fez. Isso atrapalha muuito a vida dos desenvolvedores :T

  • A concorrência está copiando bem a interface Iphone em SO e Hardware (as vezes fazem até um hardware melhor que o iphone), mas tão deixando de copiar o mais importante que é a causa do sucesso do iphone; Uma inteface grafica consitente e uma loja de aplicativos que agrega valor ao produto(entre outras coisas).

  • o problema de ser lançado no Brasil e China é a ausência de suporte do Xda (http://www.xda-developers.com/) – que transforma os Windows Mobiles e Androids da vida, com novass rom customizadas.

    Se a Dell lançasse uma ROM unbranded seria idel, mas dificilmente fará isso, por causa dos contratos com as operadoras.

    Mas, fica a pergunta, só pode instalar app via android store? Não pode baixar e instalar na unha? Essse negócio de store deixou o povo mal acostumado.. ehehehe
    Já usei (e ainda tenho) palmOs, symbian, windows mobile e maemo e em todos prefiro baixar e instalar.

  • ih, esqueci de falar:

    o zumo tá chique, hein?!

    agora, tem que escrever um resumo da matéria em inglês, pois usar o google-translate é chato! ehehehe

    e já tem brasileiro revoltado comentando

    P.S.: se quiser juntar os comentários, fiquem a vontade

  • gostaria de saber se possui câmera secundária frontal para videoconferência…

  • Não sei o que dá na cabeça de uma fabricante inteligente como a Dell pra fazer isso.

    Espero que depois do periodo de exclusividade eles se liguem…

  • Provavelmente o pior celular com Android que já saiu. Afinal sem os aplicativos do google e nem o Android Market ele vira um celular comum e sem graça.

  • Sim é possível instalar aplicações sem ser pela Android store. Pelo menos num celular Android comum é assim, mas não dá para ter certeza se nesse celular lobotomizado da Claro é assim.

  • Prefiro meu HTC Hero. É impressionante como os "estrategistas" brasileiros conseguem CAGAR as coisas… Um android mobile sem Android Market? Há, pegadinho do malandro…

  • A Dell anda preguiçosa, é? Porque a interface do 3ix é, basicamente, a mesma interface que seu irmão OPhone-izado 3i usa na China – e que a turma do Engadget, com razão, espeta logo a pecha de KIRF.

    E sobre o Android Market, sempre existe o SlideME (http://slideme.org/) e o AndAppStore (http://andappstore.com/) – que tá, não tem a quantidade de softwares do Market e tal, mas pelo menos rola de usar.

  • Pessoal, um celular de uma grande fabricante sendo lançado mundialmente na China e no Brasil…

    É sério que vc`s não desconfiaram?

    Eu pensei, ou o Hardware é medíocre ou tem alguma coisa errada.

    Fato.

  • Na boa, responda quem puder!!! Não daria para dar um comando "ALL Delete" e instalar um Android de verdade, não? Que mancada. ouvia dizer que DELL era ruim mas conseguiram superar muito a minha espectatíva negativa!!!! Fala sério! O iPhone de primeira geração, aquele de 2007 deve ser melhor do que esse protótipo e coisas que é isso ai…
    Obs.: 1- que capinha da bateria ridícula… é muita falta de bom gosto…
    2- O iPhone se mantem atualizado em Sisitema Operacional apesar das evoluções e incramentos em Hardware… os Android Phones têm sofrido com o mal de não poderem ser atualizados… Sinceramente não sei se vale a experiência e tempo perdido com esse ai não!!! É muita despadronização e conflito de interessas e falta de possibilidae de todos os Android Phones comprar Apps por falta de padronização… Vão ter que pastar muito… Esse é o grande problema do Linux, as tais das distros.. muita liberdade e nenhuma direcionamento…. uma verdadeira perda de energia…..

  • Claro/Dell Explorem o marketing gigante GOOGLE. Pra bater apple, só com ele…

  • Alguem já tem a informação de algo sobre liberação, destravamento, ROM ou algo que faça com que o Android Market passe a ser utilizado no Dell Mini 3xi?

  • Alguem saca como dar um hard Reset no Dell mini 3iX achei a opcao porem pede uma senha, que nao consta no manual, ja liguei para Dell e Claro e ninguem sabe :o(

    • nem a gente. pedimos pra testes e… tamos esperando até agora! meu chute, com um Android: liga com o botão da câmera pressionado.

  • Gente qual programa que consegue rodar filme no dell 3xi? e como que eu faço para baixar o pacote office para ele.. e o msn?

  • alguém sabe em qual site consigo baixar aplicativose jogos para esse dell??? obrigadoooo!!!!!!

  • É o pior aparelho que eu já vi… Um xingue-lingue bate de longe… não é a toa que saiu "de grátis"….

RSS Podcast SEM FILTRO




+novos