ZTOP+ZUMO 10 anos!

De volta para o futuro

Novo Amiga OS 4: a volta dos que não foram! Basicamente, uma nova versão do simpático sistema operacional que… não tem hardware compatí­vel para rodar no momento. Mais detalhes aqui.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • finalmente?! ouço falar desse release desde 2002!

  • Se a idéia é reviver o Amiga, o negócio é esquecer o Amiga OS e sua comunidade fragmentada e apostar no AROS. É um clone do Amiga OS 3.1 multiplataforma, que roda em máquinas com processador Intel e PowerPC (inclusive as compatíveis com o AmigaOS 4). Pode ser instalado no HD, rodar diretamente de um LiveCD ou “em cima” de uma distribuição Linux comum.

    Há compatibilidade de código-fonte com o Amiga OS 3.1 original (só recompilar o programa para criar uma versão para o AROS) e a compatibilidade binária (para rodar jogos e o DeluxePaint, por exemplo) é conseguida usando uma versão do UAE (um popular emulador de Amiga) embutida. Vale uma olhada, nem que por pura curiosidade:

    http://aros.sourceforge.net

Próximo post:

Post anterior: