ZTOP+ZUMO 10 anos!

Dance no celular (com Java)

Sabe aqueles jogos de fliperama/PlayStation que as criancinhas (ou nem tão crianças) ficam dançando sobre um tabuleiro, disputando contra a máquina para acertar os passos?

Então, existe uma versão para celular, o Dance Mania, desenvolvida por uma empresa brasileira, a Mobwave e que acabou de ficar em segundo lugar em uma disputa mundial de Java, o JavaMasters. Só que em vez de “dançar”, você usa o teclado do celular, claro.

O jogo deve ser lançado oficialmente até o final do ano. Segundo Markus Koch, sócio-diretor da Mobwave, a empresa está negociando com as operadoras de telefonia a distribuição do jogo. (Na verdade, só podem se inscrever no JavaMasters aplicativos que ainda não foram lançados comercialmente – caso contrário o DanceMania já estaria em celulares por aí­).

O DanceMania permite ao jogador fazer o upload para o celular de um arquivo MIDI, para que ele possa, na teoria, jogar com as músicas favoritas. No lançamento, o DanceMania deve chegar com músicas de domí­nio público, mas a idéia da Mobwave é negociar com as gravadoras os hits do momento.

O JavaMasters tem duas categorias: estudantes e business. A Mobwave ganhou na categoria business e leva de volta para Florianópolis uma workstation Sun (patrocinadora do evento, junto com a BenqSiemens) e três vouchers para certificar aplicativos em Java. O curioso é que o primeiro lugar, na frente dos brasileiros, é de um aplicativo de GPS para bicicletas – então posso dizer que eles foram os primeiros em entretenimento.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin