ZTOP+ZUMO 10 anos!

Cydia Store abre caminho para aplicativos proibidos no iPhone

A App Store é o caminho único e oficial para instalação de aplicativos no iPhone/iPod touch. Nos aparelhos com desbloqueio (jailbreak), o Cydia é a interface para baixar programas piratas alternativos, barrados pela Apple ou que fazem coisas que Cupertino não deixa (como vídeo ou usar o telefone como modem). Agora, a Cydia vai virar uma loja, a Cydia Store.

A notícia já havia sido dada pelo WSJ num longo artigo. Jay Freeman, ou Saurik, criador da Cydia, fez o anúncio da Cydia Store num congresso de desenvolvedores anteontem, o 360|iDev, mas agora a coisa cresce: no Twitter, aparecem menções ao tema a cada instante, e os grandes blogs lá de fora também deram a notícia, citando o Wall Street Journal (ou quem os linkou).

O povo do EsferaiPhone (em espanhol) diz que a Cydia está desatualizada neste momento (não tenho iPhone com jailbreak para confirmar). De qualquer modo, um suposto site da Cydia Store está em funcionamento apenas para “desenvolvedores independentes para iPhone convidados”. Falta saber detalhes de como a Cydia Store vai resolver a questão da cobrança (afinal, quem vai dar dinheiro num site de suposta pirataria) e como será feita a distribuição da receita entre desenvolvedores.

Do mesmo Twitter do Saurik: “A Cydia Store vai criar um novo canal de cobrança para comprar aplicativos comerciais no Cydia, como o Snapture”. Será que programas “proibidões” estão na pauta também?

É a típica coisa a ficar de olho no fim de semana. Para ver se entra no ar mesmo e para aguardar a reação – se houver, claro – da Apple.

Update 09/03: A loja está no ar, e só aceita, por enquanto, pagamentos via Amazon, mas o PayPal está a caminho. O Smoking Apples já navegou pela loja.

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin

  • evandrofisico

    Muita calma nessa hora Henrique! Nem mesmo com “suposta pirataria” a loja tem há ver. Na concepção mais comum de pirataria está o conceito de quebra de copyright, que não é o que o pessoal da cydia se dispõe a fazer. Se há alguma lei sendo quebrada é a DMCA e sua proibição quanto a quebra de criptografia em produtos de consumo, o que é TOTALMENTE diferente nesse caso, que é mais parecido com alterar um console pra executar programas não assinados, que não necessariamente são fruto de quebra de copyright.

    • @evandro sua avaliação sobre a DMCA está corretíssima. mas vc. daria seu número de cartão de crédito na Cydia Store? (curiosamente, o site da conferência 360|iDev era considerado pelo Google como local inadequado na tarde de ontem…)

  • Eu ia reclamar exatamente isso. Os programas no Cydia não são piratas, e se houver uma forma de comprar com paypal, eu compraria aplicativos que me interesassem.

  • não precisar usar o cartão diretamente na loja, pois é só usar o paypal (como falou o Rodrigo).

    E não é pirataria – e essa situação occorre no pc, pois não podemos ver divx oficialmente, e a microsoft só oferece opção paga qdo o WMP avisa que não tem o codec! Mas é só baixar um k-lite pronto.

    O aparelho é seu, se vc quer um hard-reset e limpar tudo do telephone, o problema é seu, e não da fabricante do aparelho.

    O fato da empresa não querer que vc instale, não significa que vc não deva instalar – vide os seguintes casos:
    a) mult-touch do G1 (Android), que um hacker desbloqueou, a despeito do Google ter travado a pedido da Apple
    b) Android, PalmOs e Windows CE no Nokia N800 (começo a considerar a compra!)
    c) DosBox no Symbian e Windows Mobile (ainda não teste)
    d) emuladores de video game… (há-há, a lá nelson!)

  • olha eu gostaria de de usar meu iphone mais vezer , o problema é que eu ainda ñ sei…
    todo jogo que coloco ñ roda e quero saber mais sobre esse progrma cidya????
    de-me alguma luz nesse ponto walewwwwww!!!!

  • Breno

    Olá pessoal, gostaria de saber como posso deletar todos os meus contatos no iphone 3gs. obrigado