Cydia Store abre caminho para aplicativos proibidos no iPhone

C

A App Store é o caminho único e oficial para instalação de aplicativos no iPhone/iPod touch. Nos aparelhos com desbloqueio (jailbreak), o Cydia é a interface para baixar programas piratas alternativos, barrados pela Apple ou que fazem coisas que Cupertino não deixa (como vídeo ou usar o telefone como modem). Agora, a Cydia vai virar uma loja, a Cydia Store.

A notícia já havia sido dada pelo WSJ num longo artigo. Jay Freeman, ou Saurik, criador da Cydia, fez o anúncio da Cydia Store num congresso de desenvolvedores anteontem, o 360|iDev, mas agora a coisa cresce: no Twitter, aparecem menções ao tema a cada instante, e os grandes blogs lá de fora também deram a notícia, citando o Wall Street Journal (ou quem os linkou).

O povo do EsferaiPhone (em espanhol) diz que a Cydia está desatualizada neste momento (não tenho iPhone com jailbreak para confirmar). De qualquer modo, um suposto site da Cydia Store está em funcionamento apenas para “desenvolvedores independentes para iPhone convidados”. Falta saber detalhes de como a Cydia Store vai resolver a questão da cobrança (afinal, quem vai dar dinheiro num site de suposta pirataria) e como será feita a distribuição da receita entre desenvolvedores.

Do mesmo Twitter do Saurik: “A Cydia Store vai criar um novo canal de cobrança para comprar aplicativos comerciais no Cydia, como o Snapture”. Será que programas “proibidões” estão na pauta também?

É a típica coisa a ficar de olho no fim de semana. Para ver se entra no ar mesmo e para aguardar a reação – se houver, claro – da Apple.

Update 09/03: A loja está no ar, e só aceita, por enquanto, pagamentos via Amazon, mas o PayPal está a caminho. O Smoking Apples já navegou pela loja.

Sobre o autor

Henrique Martin

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin


RSS Podcast SEM FILTRO




+novos