ZTOP+ZUMO

Correio sueco trocará selos por SMS

O serviço de correio da Suécia anunciou que irá lançar em breve um novo serviço de tarifação que permitirá o pagamento de envio de cartas e encomentas via SMS.

A idéia em si é bastante simples: o cliente envia um SMS para o serviço que retornará um código numérico que deverá ser escrito na carta/encomenda (de até 2 kg) . Feito isso, basta colocar o dito cujo num ponto de coleta dos correios e correr para a galera.

Eu acredito que essa iniciativa não é de acabar com o selos postais e a arte da filatelia e sim de oferecer mais uma facilidade para os consumidores, já que isso dispensa a necessidade do mesmo ficar plantado na fila do guichê do correio só para postar uma carta ou ficar com um estoque de selos parados em casa. Fora isso, esse serviço pode até ser considerado ecologicamente correto já que ele economiza papel, material de impressão e coisas do tipo, além de tornar esse serviço mais rentável para os correios.

Com relação ao risco de fraudes, o correio sueco diz que o risco de uso de códigos fajutos não seria maior do que é hoje o de selos falsificados. Fora isso, o bom senso nos diz que é do interesse do remetente que sua correspondência chegue ao destinatário de modo que talvez não valha a pena se arriscar com um código falso.

O correio da Dinamarca também pretende lançar um serviço semelhante em abril de 2011.

Ainda em tempo:

Interessante notar que o correio brasileiro também oferece alguns produtos e serviços bem criativos pela internet como a Carta Nacional/Internacional Via Internet, Selos Personalizados, etc.

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.