ZTOP+ZUMO

Cine ZTOP: Conheça melhor a Android TV

Mais do que uma interface bonita, o Android TV é um ecossistema aberto que deseja fazer a televisão voltar a ser o reizinho da sala.

Para apresentar o seu novo SO para Smart TVs, o Google trouxe direto de Mountain View na Califórnia, Fausto Araújo, gerente de produto Android TV que fez uma apresentação bem bacana do seu sistema para a platéia presente no evento de lançamento da TV da Sony.

Mas como uma imagem vale mais do que mil palavras, veja como foi essa apresentação na íntegra, com direito a panes no software (que ainda não está finalizado), alguma improvisação e muitos detalhes bem interessantes:

Mas no geral, até que ele mandou bem né?

Desde o século passado Mario Nagano analisa produtos e já escreveu sobre hardware e tecnologia para veículos como PC Magazine, IDGNow!, Veja e PC World. Em 2007 ele fundou o Zumo junto com o Henrique assumindo o cargo de Segundo em Comando, Editor de Testes e Consigliere.

  • marcelomartins 10/06/2015, 21:53

    O Android TV não tem concorrente. Não é perfeito mas está muito a frente das outras opções. Rodar o KODI faz toda diferença.

  • Leonardo Carneiro 10/06/2015, 22:22

    Oi Nagano! Estou bastante curioso, pra não dizer reticente, sobre como as indicações e outras personalizações vão funcionar em um eletrônico que é tão público dentro de casa.

    Nos smartphones e nos tablets, a experiência de uso é bastante personalizada, e faz sentido, pq são gadgets bem pessoais. Caso outra pessoa vá fazer um uso regular, eu crio um usuário para ela e jóia. Mesmo nessa situação onde o gadget é compartilhado, o USO dele ainda é em maior parte exclusívo, no max vc vai chamar alguém de ombro pra mostrar um vídeo, então ainda faz sentido uma experiência bastante personalizada.

    A TV é um gadget de uso bem mais democrático e simultaneamente compartilhado, e fico imaginando que logar com minha conta google, que é algo muito pessoal, pode poluir a experiência da TV para os outros usuários da casa, e poluir a minha experiência no smartphone/tablet por conta dos acessos feitos na TV por estes usuários.

    Digo isso pq basta eu deixar meu celular com meu pequeno sobrinho por 1h que já é o suficiente para minhas indicações no youtube ficarem absolutamente esclerosadas, misturando recomendações de vídeos sobre raspberry pi, o episódio 3 de Pepa Pig e todas as mortes nos filmes do Rambo.

    O pessoal abordou isso nas perguntas? Existe a possibilidade de vc indagar o Fausto a respeito disso?

    Anyway, uma plataforma levada a sério com o ecossistema do Google pode ser mto legal mesmo, ainda mais podendo rodar apps como o Kodi, como o colega mencionou.

    • José X. 10/06/2015, 22:24

      possível solução: criar uma conta só para uso da tv ?

      • Leonardo Carneiro 10/06/2015, 22:56

        É uma opção, mas me parece gambiarra de usuário. Outra: o filme que eu comprei no meu tablet eu quero ver na TV sem ter que pagar novamente em outra conta, mesmo sem estar com o meu tablet pra mandar via cast (afinal, a TV é inteligente pra isso).

        • Mario Nagano 10/06/2015, 23:00

          Sim existem diversos recursos/apps de interação com tablets Android, incluindo replicação/streaming de conteúdo do tablet para TV.

    • Mario Nagano 10/06/2015, 22:51

      Essa dúvida não surgiu na coletiva mas o que posso dizer é que, como vc disse, TV é, por excelência, uma experiência compartilhada. Sob essa premissa, não acredito que o Android TV tenha algo como perfis de usuário ou aplicações correlatas como email, twitter e coisas do tipo.

      Pelo que dá até pra ver no vídeo, podemos ver que o Android TV não é um tablet numa tela grande, e sim uma central de entretenimento com recursos de consultas de informações na web, capacidade de rodar algumas apps pagas ou não.

      De fato quando conversei com o Fausto depois da apresentação ele mencionou que eles eliminaram muitas coisas do Android TV como pointer na tela, teclado físico e até browser nativo ou seja, não dá pra navegar no Android TV!!!

      • Leonardo Carneiro 10/06/2015, 23:02

        Não sei não Nagano, mas me parece que, em algum nível o email da conta Google está atrelado, uma vez que dá pra fazer compras na Play Store. Além disso, o Fausto mencionou que em um futuro próximo o Now vai estar na TV; algo que é muito personalizado (olha aparecendo na TV pra minha sogra ver que eu tenho uma consulta no proctologista amanhã kkk)

        Nesse sentido, o ChromeCast é bem agnóstico: nem precisa ter conta google pra usar =)

        Enfim, estamos falando do Google, e tenho confiança de que em um médio prazo eles bolem alguma solução pra isso que eu nem sou capaz de conjecturar agora.