ZTOP+ZUMO

Como a Microsoft falou do Surface para seus parceiros de hardware

Com o anúncio do tablet Surface, a Microsoft agora tem computadores com sua marca própria, batendo de frente com todos os fabricantes de computadores do mundo (OEMs) que licenciam o Windows e garantem o bom faturamento da turma de Redmond. Recebemos uma cópia (obrigado, sr. Fontes!) do memorando oficial da Microsoft enviado ontem (19) aos fabricantes de PCs.

Em resumo, a Microsoft diz que fez o projeto sozinha e sem a ajuda de ninguém e que continua a se dedicar com o mesmo empenho aos seus parceiros de hardware.

A carta é assinada por Steven “Guggs” Guggenheimer, vice-presidente corporativo de OEM na Microsoft. Confirmei com outra fonte independente e o e-mail é oficial da Microsoft. É uma informação de bastidor que considero essencial compartilhar com quem compra PCs. 

Diz o texto, em tradução livre:

Anúncio – Microsoft fabricando seus PCs

Caro parceiro OEM,

Ontem, a Microsoft anunciou dois computadores próprios com Windows. Um estará disponível com Windows RT e outro sairá com Windows 8 Pro.

Queremos garantir que você tenha acesso completo a toda informação que tornamos pública:

Microsoft: comunicado de imprensa

– Microsite

Nosso compromisso com o ecossistema continua forte como sempre. Nossos projetos próprios de hardware foram feitos para ocupar um espaço no vasto ecossistema Windows que permite aos consumidores encontrar a melhor experiência com Windows dedicada às suas necessidades.

Este anúncio não muda o modo como trabalhamos juntos de nenhuma maneira, continuamos a nos dedicar ao ecossistema de parceiros e nos consideramos responsáveis pelo alto padrão para gerenciar as relações com os múltiplos parceiros. Nos mantemos comprometidos a lançar o Windows 8 e o Windows RT com você e diretamente aos consumidores por meio de diversos meios de marketing, incluindo uma grande campanha direta ao comprador. Esperamos continuar a trabalhar com você para encontrar oportunidades de mostrar seu trabalho em futuros eventos da Microsoft, como nosso encontro mundial de vendas no mês que vem.

Uma nota adicional: os fornecedores de silício para esses projetos não estiveram envolvidos no processo de design. A definição do desenho e dos produtos foi feita internamente.

Além dos materiais já tornados públicos até então, não temos mais informações para compartilhar agora.

Saudações,

Steven “Guggs” Guggenheimer
Corporate Vice President, OEM

A informação foi compartilhada por e-mail e na extranet de OEMs (protegida por senha) da Microsoft. Reza a lenda que a operação Surface foi tão secreta que nenhum outro escritório além da sede em Redmond sabia do projeto – e pegou as subsidiárias de surpresa. Era segredo mesmo. 

Em inglês, o original:

Microsoft Building First Party PCs – Announcement

Dear OEM Partner,

Yesterday, Microsoft publicly announced two first party PCs that we are building for Windows. One will be available with Windows RT and one will be available with Windows 8 Pro.

We wanted to be sure you had a complete view of all the public information we provided today:

Our commitment to our ecosystem remains as strong as ever. Our first party hardware projects are meant to take their place in the diverse Windows ecosystem that enables customers to find a Windows experience tailored to their own unique needs.

This announcement does not change how we work together at all, we continue to be dedicated to our partner ecosystem and we hold ourselves accountable to the highest standards for how we manage multiple partner relationships. We remain committed to launching Windows 8 and Windows RT with you and directly to customers through a variety of marketing support including a large direct-to-consumer campaign. And we look forward to further working with you to find opportunities to showcase your work at upcoming Microsoft events and disclosure milestones like our Worldwide Sales Meeting next month.

One additional important note, the silicon vendors for these projects were not engaged in the design process. The design and product definition work was led internally.

Beyond the materials already made publicly available, there is no additional information to share at this time.

Regards,

Steven “Guggs” Guggenheimer
Corporate Vice President, OEM

Henrique Martin já escreveu na PC World, PC Mag, Folha de S. Paulo e criou o Zumo em 2007. Em 2011, o Zumo se transformou no ZTOP, referência em conteúdo original sobre tecnologia em um mundo pós-PC. Siga-o no Twitter: @henriquemartin